Header Ads Widget

Prática de esportes deve ser incentivada desde criança



Desde cedo a prática de esportes deve ser incentivada nas crianças e geralmente esse contato com os exercícios físicos começa na escola, na aula de educação física. O desenvolvimento psicomotor pode ser acelerado a partir do momento em que ela começa a exercitar o corpo através de práticas saudáveis e que estimula as funções cognitivas e sensoriais. É nas escolas que esse contato ocorre e é importante entender a influência do esporte na vida das crianças. De acordo com o coordenador de esportes e educação física do Colégio Motivo, professor Erlon Maciel, além do ganho físico, os estudantes aprendem valores essenciais à convivência em grupo: “Interação, socialização, ética e disciplina também são trabalhados na prática esportiva, a competitividade estimula os alunos a terem objetivos e a busca-los de maneira saudável.

 ” As competições escolares também são pontos importantes na formação, o trabalho em grupo desperta o cooperativismo, o que influencia o ser humano, quando adulto, no trabalho e nas decisões cotidianas. Sem dúvida, a saúde também é influenciada, ainda de acordo com o coordenador, o estudante que pratica esportes começa a ter mais disposição dentro da sala de aula e também fora dela. “Recebemos comentários dos pais de alunos que dizem que os filhos estão mais ativos e dispostos, graças as atividades, isso se deve a endorfina, o hormônio da felicidade, da satisfação, que é liberado quando o indivíduo pratica algo prazeroso”, completa.


Mas para a prática esportiva ser prazerosa é preciso que os pais e a própria escola estejam atentos, afinal é necessário observarem qual esporte o estudante se encaixa e qual delas é permitido para a faixa etária dele. É também necessário que exames de aptidão física sejam realizados, para atestar a capacidade do estudante em realizar exercícios mais intensos, como futebol e natação, por exemplo. “O ideal é que os pais comecem a se programar pelo menos seis meses antes de matricular os filhos em alguma atividade física, isso porque o estudante precisa fazer exames cardiológicos e físicos para atestar a capacidade de realizar exercícios mais intensos. Mas, o mais importante, ainda é que a criança que estiver praticando o esporte esteja fazendo por vontade própria, contribuindo assim com o seu bem-estar” finaliza.

Postar um comentário

0 Comentários