Header Ads Widget

Pernambuco segue padrão nacional em decréscimo da taxa de fecundidade.

As taxas de fecundidade decaíram em Pernambuco no período de 2000 a 2015, sob as óticas dos cartórios de registro civil e do sistema Nacional de Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos-Sinasc. Este dado faz parte de um relatório apresentado pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - Condepe/Fidem durante a 1º reunião de trabalho deste ano do Sistema Nacional de Projeções e Estimativas Populacionais - Sispep, realizada recentemente no Rio de Janeiro. 

O evento reuniu representantes de 21 entidades de pesquisas dos diversos Estados brasileiros, integrantes do sistema, que apresentaram os seus resultados. O objetivo foi o da reunião foi o de assegurar o nivelamento do conhecimento demográfico dos participantes. Outro encontro dentro desta temática está previsto para ocorrer no segundo semestre do ano. As técnicas Laudecina Alves Pereira, Maria Luiza Ferreira dos Santos e Virgínia Lúcia Cavalcanti Walmsley representaram a Agência Condepe/Fidem.

A reunião foi coordenada pela Gerência de Estudos e Análises da Dinâmica Demográfica - Geadd da Diretoria de Pesquisas (DPE) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Na ocasião, todos os Estados mostraram os indicadores de suas pesquisas sobre a fecundidade referentes ao período de 2000 a 2015. Também foram discutidas as hipóteses futuras do nível de fecundidade para 2015 a 2030. Este trabalho foi realizado dentro das atividades de formulação de hipóteses sobre os parâmetros demográficos (fecundidade, mortalidade e migração), visando a revisão das projeções populacionais para as Unidades Federativas a serem divulgadas em 2018.A taxa de fecundidade é uma estimativa do número de filhos que uma mulher tem ao longo da vida.

No encerramento do encontro, a representante do IBGE, Leila Ervatti, reafirmou a importância em continuar trabalhando em conjunto com os institutos de planejamento estaduais, buscando integrar instituições com interesses comuns, promover o conhecimento e, dessa forma, legitimar as projeções de população.

Pernambuco - A gerente de pesquisas da Condepe/Fidem, Maria Luiza Ferreira, apresentou os dados da pesquisa desenvolvida em Pernambuco, dentro do método de Componente Demográfico (mortalidade, fecundidade e migração). A pesquisa traz, entre outras informações, as taxas específicas de fecundidade, de fecundidade total e taxa bruta de reprodução - 2000; a parturição média, entre outros. A gerente falou ainda sobre a Esperança de Vida ao Nascer, Taxa de Fecundidade Total, Taxa de Envelhecimento e Taxa Geométrica Média Anual de Crescimento Populacional, calculados para as Regiões de Desenvolvimento (RDs) de Pernambuco, com vistas à formulação de hipóteses futuras sobre a fecundidade. 

Segundo Luiza Ferreira as diversas Secretarias de Estado de Pernambuco trabalham com projeções de população na construção de indicadores para formulação, monitoramento e avaliação dos programas e políticas públicas. “Atualmente, existe um esforço por parte da Agência Condepe/Fidem em utilizar-se as mesmas estimativas nos diversos sistemas de monitoramento e avaliação do Estado, mas, a institucionalização de estimativas populacionais com método de cálculo unificado nacionalmente através do Sispep é de fundamental importância para garantir a utilização destes dados e possibilitar a comparabilidade entre indicadores”.

Já o presidente da Agência Condepe/Fidem, Maurílio Lima lembra que ao estimar o número de filhos que uma mulher tem ao longo da vida, a taxa de fecundidade é um dado que indica também as perspectivas para o futuro populacional. “Este estudo é muito importante para a compreensão das dinâmicas populacionais e para a formulação das políticas públicas”, registra o gestor.


Sispep - O sistema tem incumbência de elaborar as projeções de população estadual e aprimorar a metodologia das estimativas das populações municipais de forma cooperada, garantindo a efetiva adoção de metodologia comum e o monitoramento das componentes do crescimento demográfico. A Agência Condepe/Fidem integra o Sispep desde maio de 2015.

Postar um comentário

0 Comentários