Header Ads Widget

Vacina do HPV em mulheres adultas: até que idade tomar?



A vacina é uma das principais medidas preventivas para o câncer de colo de útero, que é o terceiro tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil.

 

O câncer de colo de útero é o terceiro tipo de câncer mais comum entre as mulheres, atrás apenas do câncer de mama e de pele não melanoma. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), serão cerca de 17 mil casos novos ao ano no país, o que representa 15,38 casos a cada 100 mil mulheres.


Ainda assim, o Dr. Alexandre Rossi, médico ginecologista e obstetra, responsável pelo ambulatório de Ginecologia Geral do Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros e médico colaborador de Ginecologia da Faculdade de Medicina da USP, destaca a importância do diagnóstico precoce para aumentar as taxas de sucesso do tratamento.


“O exame de Papanicolau é simples e rápido, capaz de detectar lesões pré-cancerígenas e também do câncer ainda em estágio inicial”.


Segundo o especialista, a vacina é outra medida muito importante

.

“É nosso papel informar às mulheres sobre a importância da vacina contra o HPV, disponível no sistema público de saúde para diversas faixas etárias e populações”.


No caso específico das mulheres adultas, o Dr. Alexandre orienta que elas podem e devem se vacinar contra o HPV. Embora no Brasil a recomendação seja de vacinar entre 9 e 45 anos, não há impedimento para que mulheres acima desta idade se vacinem.


“Em diversas localidades, como na Europa, não há esta limitação de idade. Os benefícios para mulheres adultas que não foram vacinadas ou que não completaram o esquema vacinal existem e são importantes. Mesmo que ela já tenha tido contato com um ou mais tipos de HPV, a vacina pode protegê-la de outros tipos de vírus que ainda não tenham sido contraídos e previne de lesões de alto grau e verrugas genitais. Com isso, reduz o risco de câncer de colo de útero e de outros tipos de câncer relacionados ao HPV, como os de vulva, vagina e ânus”, explica o especialista.


No caso de mulheres com mais de 45 anos, no entanto, a vacina somente será possível em clínicas particulares.

 

Vacina contra o HPV no SUS


A vacina oferecida pelo SUS gratuitamente é a quadrivalente (HPV4), que protege contra os quatro tipos de HPV mais comuns e associados ao câncer: tipos 6, 11, 16 e 18.


Atualmente, a vacina está disponível em dose única para meninos e meninas de 9 a 14 anos. Também é oferecida para adolescentes de 15 a 19 anos, que ainda não foram vacinados ou com o esquema incompleto, e para grupos especiais, incluindo pessoas com imunossupressão, como indivíduos que vivem com HIV, pacientes transplantados ou em tratamento oncológico, de 9 a 45 anos; homens e mulheres, de 9 a 45 anos, vítimas de violência sexual.


Recentemente, foram também incluídos os pacientes com papilomatose respiratória recorrente (PRR) em qualquer idade, a partir de 2 anos, no esquema de três doses.

Postar um comentário

0 Comentários