Fiscais da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco realizaram dia 21/08, na PE 050, município de Limoeiro, fiscalização de trânsito com barreira móvel para controle e monitoramento da sanidade agropecuária. Na ocasião, uma carga de alimentos embutidos composta de salsicha, linguiça, além de carne de frango que estava sendo transportada sem nenhum tipo de refrigeração foi apreendida pelos fiscais da Agência. A Adagro lavrou um termo de apreensão e inutilização dos produtos pelo descumprimento da Lei Estadual nº 12.228/02.
A carga imprópria para comercialização e consumo humano foi destinada para destruição em um aterro sanitário da região. São requisitos previstos no Decreto nº 9.013/2017, que dispõe sobre a defesa e inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, que o transporte de produtos resfriados e congelados deve ser realizado em veículos com refrigeração artificial que assegurem a sua manutenção durante todo o trajeto.
Maria Eugênia Soriano, gerente regional da Adagro Surubim, explica que as ações de fiscalização do trânsito agropecuário são fundamentais para garantir que os Produtos de Origem Animal - POA, que serão consumidos pela população, atendam às normas sanitárias. “Durante as barreiras realizadas pelos nossos fiscais estaduais agropecuários, verificamos o porte obrigatório dos documentos de trânsito como a Guia de Trânsito Animal - GTA (documento nacional de trânsito agropecuário) e a Permissão de Trânsito de Vegetais - PTV.
Na ocasião, também são conferidos se os produtos como carne, queijo, iogurte, embutidos e peixes possuem registro de inspeção federal, estadual ou municipal, garantindo que estão registrados pelos órgãos de defesa agropecuária”, ressaltou a gerente regional da Agência.
As ações de fiscalização volante com instalação de barreiras móveis em Pernambuco são coordenadas pela gerência de trânsito agropecuário da Agência de Defesa Agropecuária e executada pelas equipes fiscais e assistentes agropecuários em todo o estado. O objetivo é garantir a sanidade animal e vegetal por meio do controle, fiscalização e ações educativas voltadas para produtores e transportadores de animais, vegetais, seus produtos e subprodutos.
0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.