País conquistou 45 pódios neste sábado, 25, e chegou a 332 medalhas conquistadas na capital chilena, superando as 308 obtidas no Peru há quatro anos; neste domingo, 26, dia de encerramento da competição, brasileiros disputam finais no badminton e ciclismo
Os Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023 já estão na história do esporte brasileiro. Isso porque, neste sábado, 25, o Brasil chegou a 332 medalhas conquistadas na capital chilena, e superou o desempenho obtido em Lima 2019 – que terminou com 308 pódios –, registrando a melhor campanha do país a um dia do fim da competição. No oitavo dia de disputas por medalhas em Santiago, o Brasil alcançou 45 pódios (19 ouros, 17 pratas e 9 bronzes), seguindo na liderança do Parapan, agora com 151 de ouro, 92 de prata e 89 de bronze. Os Estados Unidos recuperaram a vice-liderança, chegando a 156 pódios e 52 ouros, enquanto a Colômbia caiu para a terceira posição (152 medalhas e 46 ouros).
Badminton
- Este sábado, 25, foi o primeiro dia que valeu medalhas para a modalidade.
- O Brasil alcançou o pódio 13 vezes, com seis ouros, quatro pratas e três bronzes.
- A medalha de número 309, que fez com que o Brasil superasse a campanha de Lima 2019, veio com o sul-mato-grossense Yuki Rodrigues, na classe SU5 (deficiência nos membros superiores.
Bocha
- O Brasil conquistou duas medalhas: ouro por equipes nas classes BC1/BC2 (auxílio opcional e sem auxílio) e bronze nos pares da classe BC3 (com auxílio de calheiro).
- Com o ouro, a equipe brasileira garantiu uma vaga nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. É a nona vaga via Parapan.
- A pernambucana Andreza Vitória, o potiguar Iuri Saraiva e o cearense Maciel Santos integraram a equipe brasileira que conquistou o ouro e a vaga paralímpica.
Atletismo
- No último dia de competições, o Brasil conquistou mais 21 medalhas (10 de ouro, 10 de prata e uma de bronze).
- A delegação brasileira encerrou a participação com 83 pódios (34 de ouro, 27 de prata e 22 de bronze).
- Dois recordes das Américas foram quebrados neste sábado, 25: Cícero Nobre (na classe F57 – atletas que competem sentados) e Edenílson Floriani (na classe F42 - deficiência nos membros inferiores) estabeleceram novas marcas no lançamento de dardo.
- Com o tempo de 10s34, o paraibano Petrúcio Ferreira faturou o ouro nos 100m da classe T47 (deficiência nos membros superiores). O velocista campeão paralímpico e mundial manteve a hegemonia de quase oito anos na prova. Desde os Jogos Parapan-Americanos de Toronto 2015, Petrúcio vence esta disputa em grandes competições internacionais contra atletas da sua classe. O carioca Washington Nascimento levou a prata na mesma prova.
Futebol
- No futebol de cegos, o Brasil venceu a Colômbia por 1 a 0, com gol de Ricardinho, e garantiu o pentacampeonato parapan-americano.
- O quinto título consecutivo veio também no futebol PC (paralisados cerebrais). Na final, contra a Argentina, o Brasil venceu por 1 a 0 na prorrogação, com gol de Cesar.
Mais medalhas
- No tênis em cadeira de rodas, foram duas medalhas: bronze na chave simples masculina, com Daniel Rodrigues, e prata nas duplas do quad, com Ymanitu Silva e Leandro Pena.
- No taekwondo, foram cinco medalhas: duas pratas e três bronzes. No masculino, na categoria acima de 80kg masculina, Lucas Moraes (prata) e Pedro Paulo (bronze). No feminino acima de 65kg, Débora Menezes ficou com a prata e Camila Macedo com o bronze. Claro Lopes ficou com o bronze no masculino até 80kg.
Veja todos os medalhistas da delegação brasileira neste sábado, 25:
Atletismo
OURO Petrucio Ferreira - T47 - 100m
OURO Alessandro Oliveira - F11 - Arremesso de peso
OURO Thalita Simplicio - T11 - 400m
OURO Rayane Soares - T13 - 400m
OURO Izabela Campos - F12 - Arremesso de peso
OURO Elizabeth Gomes - F53/54/55 - Arremesso de peso
OURO Cícero Nobre - F57 - Lançamento de dardo
OURO Edenilson Floriani - F64 - Lançamento de dardo
OURO Ricardo Mendonça - T37 - 200m
OURO Julio Cesar Agripino - T11 - 1500m
PRATA Daniel Mendes - T11 - 100m
PRATA Paulo Henrique Reis - T13 - Salto em distância
PRATA Washington Nascimento - T47 - 100m
PRATA Marcos Vinicius - T12 - 100m
PRATA Cristian Ribera - T54 - 1500m
PRATA Francisco Jefferson - F64 - Lançamento de dardo
PRATA Fernanda Yara - T47 - 100m
PRATA Jenifer Silva - F12 - Arremesso de peso
PRATA Jerusa Geber, Petrucio Ferreira, Marcelly Pedroso e Ariosvaldo Fernandes - Revezamento 4x100m
PRATA Christian Gabriel - T37 - 200m
BRONZE Aline Rocha - T54 - 400m
Badminton
OURO Mikaela Almeida - SU5
OURO Ana Carolina Reis - SL4
OURO Julio Cesar Godoy e Marcelo Conceição - WH1/WH2
OURO Rogerio Oliveira - SL4
OURO Yuki Rodrgues - SU5
OURO Abinaecia Silva - SL3
PRATA Edwarda Oliveira - SL4
PRATA Edmar Barbosa e Rodolfo Cano - WH1/WH2
PRATA Kauana Beckenkamp - SL3
PRATA Ana Gomes e Daniele Souza - WH1/WH2
BRONZE Adriane Avila - SL3
BRONZE Breno Eduardo - SL4
BRONZE Maria Antunes e Auricelia Evangelista - WH1/WH2
Bocha
OURO Andreza Oliveira, Iuri Tauan e Maciel Santos - BC1/BC2
BRONZE Evelyn Oliveira e Mateus Carvalho - BC3
Futebol de cegos - OURO
Futebol PC - OURO
Taekwondo
PRATA Lucas Moraes - Acima de 80kg
PRATA Debora Menezes - Acima de 65kg
BRONZE Claro Lopes - Até 80kg
BRONZE Pedro Paulo - Acima de 80kg
BRONZE Camila Macedo - Acima de 65kg
Tênis em cadeira de rodas
PRATA Leandro Pena e Ymanitu Silva - Duplas masculinas
BRONZE Daniel Rodrigues - Individual masculino
A delegação brasileira
Para esta edição, a delegação brasileira conta com 324 atletas, 190 homens e 134 mulheres, oriundos de 23 estados e do DF, em 17 modalidades. Desses competidores, 51 têm até 23 anos, 108 são cadeirantes, 132 são estreantes no evento continental, 72 treinam nos Centros de Referência do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e 11 disputaram o Parapan de Jovens, em Bogotá, Colômbia, no último mês de junho.
Patrocínio
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo.
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do futebol de cegos, da bocha e do badminton.
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os atletas Alessandro Silva, Andreza Vitória, Cícero Nobre, Edenilson Floriani, Beth Gomes, Izabela Campos, Maciel Santos, Petrúcio Ferreira, Ricardo Mendonça e Wallace dos Santos são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.
Time São Paulo
Os atletas Alessandro Silva, Aline Rocha, Cristian Ribera, Beth Gomes, Maciel Santos, Rayane Soares, Daniel Mendes e Marcelly Pedroso são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 106 atletas de 14 modalidades.
0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.