Header Ads Widget

Casa dos Ventos promove educação ambiental com Teatro do Vento


Projeto usa teatro de fantoches para discutir sustentabilidade com mais de 500 crianças de escolas públicas

A Casa dos Ventos, empresa brasileira de energias renováveis, está levando para mais de 500 crianças de escolas públicas do Rio Grande do Norte o Projeto de Educação Ambiental (PEA) do Complexo Eólico Rio do Vento – Expansão, que une arte, diversão e conceitos como conservação e reciclagem: o Teatro do Vento. As personagens Mãe Natureza, Doutor Reciclagem e Senhor Sujão, feitas de fantoches, são interpretadas por colaboradores do empreendimento. A narrativa aborda os riscos da poluição e explica como funciona a coleta seletiva – uma importante ferramenta para combatê-la. As crianças aprendem a separar os resíduos corretamente para que possam ser encaminhados para a reciclagem e reutilizam materiais de sucata na confecção de seus próprios fantoches, durante uma oficina de criação.

“Educar as novas gerações para atuarem de forma proativa em relação às questões ambientais é fundamental para construirmos um futuro sustentável. Queremos gerar um impacto positivo nos ambientes em que estamos inseridos; nesse sentido buscamos apoiar as escolas em seu papel de formação cidadã”, afirma Lucas Araripe, diretor-executivo da Casa dos Ventos. O Teatro do Vento faz parte de um conjunto de ações e estratégias planejadas para promover o debate sobre o meio ambiente nas áreas de influência de seus empreendimentos.

“Eu só tenho a agradecer por esta parceria que só nos trouxe bons frutos, através do Teatro do Vento, tem sido muito relevante pra nossa comunidade escolar de modo geral. Em nome de todo o corpo docente, manifesto o meu apreço a todos os que fazem este belíssimo trabalho. Os impactos foram os melhores possíveis, abriram-se novos horizontes de aprendizagem acerca dos cuidados com a mãe natureza. Obrigado por tudo!", elogia Maria das Dores Costa da Silva, diretora da Escola Maria Silva, localizada na cidade de Caiçara do Rio do Vento (RN).

A iniciativa é itinerante e já visitou escolas nas cidades de Caiçara do Rio do Vento, São Tomé, Riachuelo e Lajes, todas elas vizinhas ao Complexo Eólico Rio do Vento, no Rio Grande do Norte. Para aproximar as crianças de conceitos ligados à conservação ambiental, a empresa contou com consultoria especializada e buscou métodos adequados ao público infantil, com atividades lúdicas, como o teatro e a oficina de fantoches. As peças teatrais pedagógicas são reconhecidamente eficazes em desenvolver conhecimento cultural e habilidades comunicativas, pois por intermédio deste tipo de atividades a criança desperta emoções, recriam, repensam e imitam comportamentos e valores.

"O Teatro dos Ventos, atividade educacional, foi criado com intuito de passar conhecimentos socioambientais básicos e essenciais para crianças do ensino primário, que estão em uma fase de desenvolvimento da inteligência com um poder gigantesco de imaginação. No decorrer das apresentações notamos a interação, curiosidade e atenção dos alunos nas falas de nossos fantoches, com isso saímos cheios de felicidade e com aquela sensação de dever cumprido, concluindo então que, o teatro de fantoches aguçou a imaginação e deixou a temática aplicada mais divertida e fácil de aprender” comemora Hudson Sena, biólogo que é coordenador de campo e interpreta o personagem Dr. Reciclagem na iniciativa.


O Complexo Eólico Rio do Vento, quando estiver operando em plena potência, terá capacidade total de 1038 MW. Atualmente, 504 MW já estão operando por meio de 120 aerogeradores. Em 2023, mais 120 aerogeradores começam a produzir, acrescentando 534 MW de potência. O empreendimento evitará a emissão de aproximadamente 470 mil de toneladas de CO2 por ano.

Sobre a Casa dos Ventos

 A Casa dos Ventos é uma empresa brasileira de energia que desenvolve, constrói e opera projetos de geração de energia a partir de fontes renováveis. Responsável pela maior campanha de medição de ventos já empreendida no mundo, a empresa desenvolveu um em cada quatro dos projetos eólicos em operação no Brasil. Para avançar em sua posição de relevância no setor, a Casa dos Ventos conta com o maior portfólio de projetos eólicos e solares do País, com aproximadamente 20 GW de capacidade. A companhia também é líder em oferecer soluções customizadas para apoiar a transição energética de grandes consumidores. Recentemente, a Casa dos Ventos anunciou uma joint venture com a TotalEnergies para desenvolver, construir e operar em conjunto o portfólio renovável no Brasil, incluindo projetos de hidrogênio e amônia verde. A Casa dos Ventos é signatária do Pacto Global da ONU e trabalha de forma alinhada com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as melhores práticas de ESG, preservando os biomas locais, desenvolvendo projetos sociais nas comunidades em que está presente e contribuindo para uma economia de baixo carbono.

 


Postar um comentário

0 Comentários