Header Ads Widget

Danos da diabetes à visão

 


No mês de prevenção e combate à doença, oftalmologista lembra cuidados com a saúde ocular

Em novembro, mês de prevenção e combate à diabetes, o Instituto de Olhos do Recife - IOR alerta para os cuidados com a visão. A entidade deu início à campanha na última segunda-feira (14), Dia Mundial e Nacional do Diabetes, chamando a atenção sobre os riscos da enfermidade, que hoje atinge 537 milhões de pessoas no mundo, segundo a 10ª edição do Atlas de Diabetes da International Diabetes Federation (IDF) de 2021. “Os números são alarmantes, pois mostram um aumento global e contínuo de casos, o que é um desafio cada vez maior para a saúde ocular, pois a diabetes pode causar sérios danos à visão”, explica Marcela Valença, oftalmologista do IOR.

Por isso, quem é diabético deve ficar atento. “Além de sintomas típicos, como fome constante, sede exagerada, perda de peso e fadiga, a diabetes pode provocar alterações como vista embaçada, diminuição súbita da visão e outras mudanças repentinas”, afirma a médica. Segundo ela, na maioria das vezes, o paciente não sente nada. Daí a necessidade de consultar o oftalmologista e realizar exames de retina, ao menos uma vez ao ano.

Lesões - Dentre as doenças oculares decorrentes da diabetes está a retinopatia diabética. Ela consiste em lesões na retina que resultam de mudanças vasculares geradas pelo aumento anormal de glicose no sangue. “É uma condição grave, pois pacientes diabéticos de qualquer idade podem desenvolvê-la. Além disso, pode levar a pessoa à cegueira irreversível”, alerta a doutora Marcela.

A retinopatia diabética altera o metabolismo do cristalino do olho, o que pode tanto afetar o grau dos óculos como antecipar o aparecimento de outras doenças, a exemplo da catarata. “A diabetes também pode causar edemas e descolamento da retina, hemorragia intraocular e mesmo glaucoma. São doenças que requerem cuidados, porque podem provocar perda súbita da visão”, assegura a oftalmologista.

Prevenção – Alguns cuidados podem ajudar na prevenção da retinopatia diabética. Um deles é o exame oftalmológico de rotina anual. “O ideal é que o paciente faça mapeamento de retina ou fundoscopia, para analisar o fundo do olho. Deve também controlar a glicemia, a pressão arterial, os níveis de colesterol e mesmo a anemia”, orienta a médica. Manter hábitos saudáveis, como uma dieta balanceada, praticar uma atividade física e controlar peso também contribuem na prevenção da doença.

Serviço:

Novembro: mês de prevenção e combate a diabetes

Dra. Marcela Valença

Oftalmologista especializada em oftalmologia geral e córnea

Instituto de Olhos do Recife - IOR

(81) 2122.5000

Postar um comentário

0 Comentários