Header Ads Widget

Projeto de monitoramento da água com repovoamento de cavalos-marinhos em estuários rende prêmio internacional para Suape

 

Premiação foi concedida pela Associação Americana de Autoridades Portuárias, durante solenidade em Orlando, na Flórida, nos Estados Unidos

Pelo segundo ano consecutivo, o Complexo Industrial Portuário de Suape recebeu reconhecimento internacional da Associação Americana de Autoridades Portuárias (AAPA) por desenvolver projetos socioambientais na área do atracadouro pernambucano e entorno. Desta vez, a premiação foi destinada ao trabalho desempenhado no monitoramento do ambiente estuarino da região, que tem a preservação do cavalo-marinho como referência. Em 2021, o projeto de reflorestamento da estatal portuária ficou entre os escolhidos pela AAPA. 

A cerimônia aconteceu em Orlando, na Flórida, nos Estados Unidos, durante a 111ª Convenção Anual da AAPA, e contou com a presença de representantes de dezenas de países. A organização representa cerca de 130 autoridades portuárias do continente americano e fomenta iniciativas que ajudam a promover os interesses comuns de seus parceiros e a criar valor econômico e social para as comunidades em que estão inseridos. A instituição internacional representa os portos públicos dos Estados Unidos, Canadá, América Latina e Caribe.

A presença do cavalo-marinho evidencia a qualidade do bioma aquático na área portuária e o projeto Hippocampus, responsável pelas pesquisas e repovoamento da espécie, que se encontra ameaçada de extinção, atua em parceria com Suape. A primeira fase do estudo, que durou dois anos, constatou que o ambiente estuarino no território de Suape foi restabelecido com qualidade. Já em relação ao prêmio do ano passado, a empresa recebeu a honraria por ter realizado, nos últimos anos, o replantio de 1.074 hectares de áreas devastadas com dezenas de espécies da Mata Atlântica.

“Suape, como empresa signatária do Pacto Global da ONU, que tem objetivo de fomentar iniciativas que promovam ações sociais, incentivando a sustentabilidade e a cidadania, tem a preocupação de preservar e conservar o meio ambiente. Ficamos muito felizes em receber reconhecimento por um projeto tão lindo como esse. Além de ajudar o Instituto Hippocampus, que sobrevive de doações, contribuímos com a sustentabilidade local, destacando a estatal pelos projetos de vanguarda que vêm desenvolvendo no território”, afirmou a coordenadora de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Suape, Rafaella Viana, durante o recebimento do certificado.

O Instituto Hippocampus atualmente não conta com patrocínio fixo e vive de parcerias. “O projeto desenvolvido em conjunto com Suape foi responsável pelo repovoamento de 34 mil alevinos gestados e reproduzidos no laboratório do Hippocampus. É um prazer imenso contribuir com o meio ambiente desta forma”, enfatizou Rafaella Viana.


Campanha de troco solidário

O instituto Hippocampus, com o apoio do Porto de Suape, firmou parceria com a Rota do Atlântico, do Grupo Monte Rodovias, concessionária responsável pelo sistema viário que liga a BR-101 ao Complexo Industrial Portuário de Suape para arrecadação de donativos que serão entregues à instituição. Vão ser instalados 16 coletores nas cabines das pistas manuais e em três praças de pedágio, onde os motoristas podem depositar as moedas recebidas no troco ou qualquer outra quantia. O Instituto Hippocampus também recebeu apoio financeiro de empresas do complexo para manter os trabalhos de pesquisa, reprodução e repovoamento do animal, a exemplo da Sulog (empresa que administra pátio de triagem de caminhões), da Alpek Polyester e do Tecon Suape.

Postar um comentário

0 Comentários