Header Ads Widget

Instituto Four e Fundação Lemann firmam parceria para levar pessoas negras e indígenas para fazer pós-graduação no exterior



Acordo prevê a gestão do programa Alcance por parte do Instituto. A Fundação investirá na formação de pretos, pardos e indígenas nas melhores universidades do mundo

 

Estão abertas as inscrições para o Programa Alcance, iniciativa que dará suporte e apoio material a pessoas negras e indígenas interessadas em cursar programas internacionais de pós-graduação no exterior. A partir de 2023, o Alcance, criado pela Fundação Lemann em 2020, será realizado em parceria com o Instituto Four.

Os selecionados para participar do programa Alcance receberão uma bolsa de estudo por dois anos que inclui cursos de inglês, workshops, acompanhamento e orientação em todas as etapas do processo de seleção nas universidades no exterior, incluindo custeio das taxas dos testes de proficiência, com o objetivo de conseguirem vagas para estudar pós-graduação nas melhores universidades do mundo.

“Estamos muito felizes com mais essa parceria com a Fundação Lemann. Nós, do Instituto Four, utilizaremos toda a nossa expertise na seleção e acompanhamento de talentos para atrair e desenvolver novas lideranças mais plurais e inclusivas”, comemora Wellington Vitorino, fundador e CEO do Instituto Four.

O objetivo da parceria é viabilizar que mais talentos brasileiros tenham acesso a pós-graduação em instituições como Harvard, Stanford, MIT, Oxford (Inglaterra), UCLA (EUA), Universidade de Toronto (Canadá), Universidade Columbia e outras instituições selecionadas de renome internacional. Além disso, tem o propósito de ampliar cada vez mais o número de pessoas pretas e pardas aprovadas nas melhores universidades do mundo, contribuindo para a mudança do perfil racial dos brasileiros nestes espaços e programas.

“O Programa Alcance busca brasileiros que têm, em essência, comprometimento em exercer liderança em áreas importantes para o desenvolvimento do país. A Fundação Lemann acredita que ter um grupo diverso de pessoas muito bem-preparadas e comprometidas em ajudar o Brasil a superar desafios complexos, especialmente os sociais, é fundamental para o país avançar. E investir em sua formação internacional ajudará para que isso se torne realidade”, ressalta Denis Mizne, diretor executivo da Fundação Lemann.

“O Alcance é um potencializador de carreiras para quem não tem condições financeiras de buscar esse tipo de formação acadêmica no exterior. Historicamente, aqueles que têm essa experiência internacional voltam para o Brasil e têm acesso a oportunidades melhores e com maiores salários. Há poucas pessoas pretas, pardas e indígenas que seguem esse caminho de desenvolvimento profissional. Esse é o nosso maior propósito. Democratizar o acesso e gerar oportunidades para que pessoas com esse perfil racial ocupem altos cargos em grandes organizações. Só assim teremos um mundo mais representativo”, completa Vitorino.

Os interessados em participar do Programa Alcance precisam ser brasileiros, pretos, pardos ou indígenas, terem graduação completa (ou em processo de conclusão) e interesse em cursar programas de mestrado ou pós-graduação profissional no exterior. O programa está com as inscrições abertas pelo site do Alcance até o dia 28 de novembro de 2022.

Lives oferecem dicas para estudar no exterior

Uma série de debates pelo youtube está sendo realizada para oferecer dicas sobre como é estudar no exterior e como se preparar para o processo de candidatura. Os debates serão sempre aos sábados, até o dia 5 de novembro de 2022, com diversos palestrantes e com o objetivo de engajar pessoas interessadas em cursar mestrado em uma das universidades de ponta no exterior.

Na Infosession, será abordado o processo de candidatura e como se preparar para ele, incluindo temas como estudos de e em inglês e custos financeiros. Os episódios contarão sempre com dois convidados. Para participar, é preciso se inscrever pelo site da Fundação Lemann.

Abaixo você confere a programação de lives:

Dia 22/10, às 11h - Eu posso fazer uma pós no exterior?

Desmistificação do processo de preparo de candidaturas para estudar fora, com dicas e experiências das convidadas Taísa Barros (Lemann Fellow/Universidade de Columbia) e Juliana Kagami, líder do prep Estudar Fora e facilitadora do Prep Pós.

Dia 29/10, às 11h - Eu tenho o perfil para fazer uma pós no exterior?

Detalhamento sobre como obter cartas de recomendação, perfil acadêmico e sobre notas mínimas exigidas pelas universidades. Os convidados são Jósimo Constant, antropólogo indígena que participou do Programa Alcance e bolsista Fullbright, e Anelise Hofmann, que foi participante do programa Oportunidades Acadêmicas, da Education USA.

Dia 05/11, às 11h - Eu tenho inglês e dinheiro para fazer uma pós no exterior?

Abordagem sobre os desafios e estratégias possíveis para lidar com o nível de inglês exigido pelas universidades, como balancear a vida pessoal e métodos para organização financeira, com Nathalia Bustamante, ex-contribuinte do Estudar Fora e mestre em Harvard, e Wellington Santos, participante da primeira edição do Alcance e mestre pela USC.

 

Sobre Instituto Four

O Instituto Four é uma organização sem fins lucrativos que busca selecionar, formar e desenvolver líderes que pensam em maneiras de solucionar os maiores problemas do Brasil e almejam estar nos principais espaços de tomada de decisão do País. Fundado por Wellington Vitorino, o instituto é idealizador do ProLíder, o maior programa de formação de lideranças do Brasil.

Sobre a Fundação Lemann

A Fundação Lemann acredita que um Brasil feito por todos e para todos é um Brasil que acredita no seu maior potencial: gente. Isso só acontece com educação de qualidade e com o apoio a pessoas que querem resolver os grandes desafios sociais do país. Nós realizamos projetos ao lado de professores, gestores escolares, secretarias de educação e governos por uma aprendizagem de qualidade. Também apoiamos centenas de talentos, lideranças e organizações que trabalham pela transformação social. Tudo para ajudar a construir um país mais justo, inclusivo e avançado.

Saiba mais em: fundacaolemann.org.br

Siga-nos nas redes: Twitter, Instagram, Facebook e LinkedIn

Postar um comentário

0 Comentários