Header Ads Widget

Dia mundial da Diabetes faz alerta para a prevenção e tratamento da doença



Mesmo com o diagnóstico, é possível levar uma vida normal, seguindo os tratamentos corretos indicados por profissionais especializados

Neste mês é comemorado o Dia Mundial da Diabetes, uma doença silenciosa e crônica causada por altos níveis de glicose no sangue. O problema afeta milhares de pessoas e o Brasil está entre os dez países com mais incidência de diabetes no mundo. Segundo dados do Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF), são cerca de 16,8 milhões de novos casos todos os anos. A data escolhida pela Federação Internacional de Diabetes e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) serve para promover uma conscientização acerca da doença e ressaltar a importância da prevenção.

A doença é causada pela produção insuficiente ou resistência à ação da insulina, hormônio que retira a glicose no sangue e envia para as células. Na ausência do hormônio, os níveis de glicose no sangue aumentam, causando a chamada hiperglicemia. Além de prejudicar a parte energética do corpo, os altos níveis de glicose podem causar sérios danos a diversos órgãos e sistemas como o coração, olhos, rins, aos vasos sanguíneos e o sistema nervoso periférico. Em casos mais graves, onde não é realizado o tratamento, a diabetes pode levar à morte.

Mesmo com o diagnóstico da diabetes, é possível levar uma vida normal e, para isso, é necessário seguir os tratamentos corretos indicados por profissionais especializados. Ao receber o diagnóstico da diabetes, é necessário realizar uma mudança de hábitos. Os maiores desafios relacionados à adaptação é conviver com as novas rotinas de consultas, exercícios físicos e principalmente a mudança alimentar e o uso dos medicamentos. Pensando nesse público, o Sistema Hapvida possui um programa completo para fornecer apoio às pessoas diagnosticadas com a diabetes.


O programa Viver Bem é uma iniciativa que se preocupa com a qualidade de vida dos pacientes, promovendo o bem-estar e a saúde dessas pessoas. O programa é composto por uma série de profissionais capacitados como médicos especialistas em medicina da família, nutricionistas e enfermeiros para melhorar a qualidade de vida e auxiliar nas mudanças de hábitos dos pacientes. O Viver Bem também realiza diversas ações educativas relacionadas à saúde, como o compartilhamento de experiências e integração dos membros por meio de atividades coletivas. “A diabetes é uma doença que está crescendo rapidamente. Este programa tem o objetivo de auxiliar a população diabética a controlar o mais rápido possível a doença que pode trazer sérias complicações. Neste mês, ressaltamos a importância do controle e a prevenção da diabetes e convidamos todos a ficar atentos à doença. O programa está em várias cidades do Brasil e é destinado a todos os pacientes do Sistema Hapvida que possuem diabetes“, explica Ricardo Bezerra Walraven, coordenador do Programa Viver Bem e do corporativo de Inteligência e Saúde do Hapvida.

O Viver Bem atendeu 23 mil pacientes em várias cidades do país. Em Recife, cerca de dois mil pacientes foram atendidos pelo programa.

Números do programa:

14.800 Fortaleza
5.800 Salvador
2.000 Recife 
370 Goiânia
130 Ribeirão Preto

Postar um comentário

0 Comentários