Header Ads Widget

No Outubro Rosa, oncologista da Oncologia D’Or alerta para a importância do rastreamento individualizado



Quando o assunto é câncer de mama, vale a máxima “cada caso é um caso”.

 O Outubro Rosa é uma campanha cada vez mais popular em todo o mundo. Mas, além das informações já habitualmente divulgadas (fatores de risco, prevenção, tipos de exame, etc.), é fundamental alertar que a chave pode estar em uma estratégia de prevenção individualizada, como explica a oncologista clínica da Oncologia D’Or Laura Testa. “Primeiro as mulheres deveriam procurar saber do seu risco: tenho histórico familiar, qual é meu consumo álcool, quanta atividade física estou fazendo? Mesmo com tudo “certo”, isso não garante que a mulher esteja livre de ter um câncer de mama, então é preciso fazer esse rastreamento de acordo com a realidade de cada uma. As estratégias atuais são genéricas e podemos fazer melhor quando individualizamos o acompanhamento”. 

Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença que atinge uma em cada oito mulheres. Mesmo com uma vida saudável e sem histórico, infelizmente, o risco nunca é zero. Cada vez mais mulheres, inclusive com menos de 40 anos, descobrem o câncer de mama. É a doença que está atingindo mais gente ou é o acesso mais facilitado aos exames que aumentou o número de registros? O que se sabe é que o câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil. Apesar do avanço nos exames e tratamentos, ainda não há diminuição de mortalidade porque nosso rastreio ainda é insuficiente. É preciso rastrear 85% da população alvo e isso ainda não é uma realidade.

“Existe também uma questão social muito forte nos casos de câncer de mama. Onde essa mulher mora, a que horas ela acorda, como é a rotina dela? É irresponsável culpar essa mulher, que muitas vezes realmente não tem tempo de fazer atividade física, acesso a uma alimentação saudável e tantas outras coisas que sabemos ser o ideal. Outro ponto importante é que a mulher está acostumada a cuidar, não a ser cuidada”, reforça a médica.

Feito o diagnóstico, a rapidez para começar o tratamento faz toda a diferença. O câncer é uma das doenças mais estudadas do mundo. Ao longo das últimas décadas, foram alcançados avanços importantes em seu entendimento, que resultaram em terapias cada vez mais específicas e bem toleradas. Com diagnóstico precoce e a combinação de diferentes modalidades de tratamento, é possível obter cura em mais de 95% dos casos.

“A oncologia tem duas coisas que me fazem entender que estou no lugar certo: do ponto de vista acadêmico tem sempre coisas novas a serem entendidas, estudadas e, mais gratificante ainda, é poder ouvir histórias de mulheres incríveis, estar disponível para ajudar uma pessoa que está em uma situação que é um divisor de águas e que precisa de alguém com conhecimento técnico, mas que também tenha uma escuta ativa. Participar da história de alguém é incrível, poder fazer isso eu acho que é uma honra mesmo”, diz a médica.

As ações de prevenção e combate aos tumores mamários que ganham mais visibilidade no mês de outubro, reforçam a importância de um movimento fundamental de prevenção, informação e orientação ao rastreamento que é feito durante o ano inteiro pela Oncologia D’Or.

Referência nacional em assistência oncológica com mais de 55 clínicas em todo o Brasil, desde 2022 o câncer de mama é uma campanha permanente da Oncologia D’Or e Rede D’Or: “O ANO TODO ROSA”, que alerta para o valor da prevenção, promovendo eventos de incentivo a adoção de hábitos saudáveis, redução do estresse e a realização de consultas e exames de rotina. A campanha também informa sobre diagnóstico e tratamentos. E, se preciso, a Oncologia D’Or tem tecnologias de ponta e os especialistas mais renomados do país no tratamento do câncer de mama.

Tudo isso compartilhando de forma didática e gratuita, informações confiáveis dos profissionais para o público geral. As informações podem ser acompanhadas nas redes sociais e em uma landing page atualizada periodicamente por diferentes especialistas de mama, atualizados nos melhores congressos do mundo.  

Veja a página no link: https://www.rededorsaoluiz.com.br/onco/oncologiador/campanha/oanotodorosa

https://www.instagram.com/p/Cx2qDICOb2x/ 

 Sobre a Oncologia D'Or

Criada em 2011, a Oncologia D'Or é o projeto de oncologia da Rede D'Or formada por clínicas especializadas no diagnóstico e tratamento oncológico e hematológico, com padrão de qualidade internacional e que, atualmente, está presente em onze estados brasileiros e Distrito Federal. 

O trabalho da Oncologia D'Or tem por objetivo proporcionar, não apenas serviços integrados e assistência ao paciente com câncer com elevados padrões de excelência médica, mas um ambiente de suporte humanizado e acolhedor.  

A área de atuação da Oncologia D'Or conta com uma rede de mais de 55 clínicas, tem em seu corpo clínico mais de 500 médicos especialistas nas áreas de oncologia, radioterapia e hematologia e equipes multidisciplinares que trabalham em estreita parceria com o corpo clínico da maioria dos mais de 73 hospitais da Rede D'Or.


*Imagem Internet

Postar um comentário

0 Comentários