Header Ads Widget

Sanfoneiros que fazem história


Presente em diversos estilos musicais, a sanfona é um dos principais instrumentos da música brasileira. Por isso, no Dia Mundial da Sanfona (ou Acordeon), conheça a história do instrumento e sanfoneiros que deixaram a sua marca.

Sanfona, gaita e acordeon: são todos nomes diferentes para um mesmo instrumento, que é composto por duas caixas ligadas por um fole, mais um teclado ou botões acoplados. Mas, independente da nomenclatura, o instrumento está presente em diversos estilos musicais brasileiros e possui, inclusive, uma data para sua celebração: 6 de maio.

O dia remonta a 6 de maio de 1829, quando Cyrill Demian registrou a patente do primeiro protótipo do acordeon em Viena, na Áustria. Contudo, em 2700 a.C. já havia um instrumento parecido na China, chamado de Cheng, que emitia som a partir do sopro. O instrumento sofreu alterações ao longo do tempo, por diferentes povos, até chegar ao conhecimento de Cyrill Demian, que conferiu à sanfona as características que conhecemos hoje.

O acordeon chegou ao Brasil ainda no século XIX, trazido por imigrantes europeus que se estabeleceram no Rio Grande do Sul, tornando-se essencial para músicas e danças tradicionais do estado. Além disso, o instrumento se espalhou para outros estados ao longo dos anos, graças à construção de ferrovias, e se tornou fundamental para diversos estilos musicais. Nas regiões sudeste e centro-oeste, por exemplo, a sanfona é bastante utilizada no sertanejo, entre outros gêneros. Já no nordeste ajudou a consolidar o forró.

Sanfona e Sanfoneiros

Ao falar de sanfona, não podemos deixar de citar o Rei do Baião: Luiz Gonzaga, que utilizando o instrumento ajudou a popularizar diversos ritmos musicais nordestinos, como o forró. Ele também foi o responsável por difundir o termo “sanfona”. Além de Gonzaga, outros sanfoneiros consagrados são Dominguinhos, Waldonys e Sivuca. Hoje em dia, nomes como a Banda Herança e Marcello Costa deixam sua marca na história da sanfona. 

Com 30 anos de história, a Banda Herança emplacou sucessos como ‘‘Coração’’, ‘‘Risca Faca’’ e ‘‘Se Você Quer Tome’’, que se tornaram clássicos da vaneira (música tradicional gaúcha) e do forronejo (subgênero do sertanejo com elementos do forró), estilos em que a presença da gaita é fundamental. Atualmente, o cantor e músico Sidnei assume a função de sanfoneiro do grupo. O lançamento mais recente da Banda Herança é o single “Bora Gaiteiro”, em parceria com o Grupo Tradição, que bateu 200 mil plays nas plataformas digitais em menos de uma semana.

Já Marcello Costa é natural de Corumbá-MS e teve seu primeiro contato com a música ainda na infância, quando ganhou um teclado de seu pai. Aos 15 anos já tocava por todo o estado em bandas de bailes e chegou a trabalhar como sanfoneiro do cantor Michel Teló entre 2012 e 2019, ano em que se mudou para Portugal. Lá, o músico conheceu Tiago, com quem formou a dupla sertaneja Marcello & Tiago em 2020. O mais recente lançamento da dupla é “Beijo Armadilha”, disponível em todas as plataformas digitais, mas uma nova música está prevista para ser lançada pela New Music Brasil em 12 de maio: “Solteirando”. Respeitado em todo o meio artístico, Marcello Costa já tocou e gravou trabalhos para Roberto Carlos, Bruno & Marrone, Gusttavo Lima, Chitãozinho e Xororó, Anitta, Marília Mendonça, Maiara & Maraisa, Munhoz & Mariano, Bruno & Barretto, entre outros artistas. 

Assessoria da New Music Brasil.

Postar um comentário

0 Comentários