Header Ads Widget

Santander restaura mural Batalha dos Guararapes e entrega novo cartão postal ao Recife




Obra é reinaugurada na Rua Antônio Falcão, em Boa Viagem, junto à agência Select do Banco;

Processo de restauração e instalação da obra, que faz parte da Coleção Santander, durou 12 meses e garante a preservação deste patrimônio cultural dos pernambucanos.


Após um ano de um trabalho minucioso de restauração e realocação, o mural Batalha dos Guararapes, que faz parte da coleção Santander Brasil, é reinaugurado. A obra do artista plástico pernambucano Francisco Brennand passa a compor a fachada da agência Select do Banco, localizada na rua Antônio Falcão, nº 620, em Boa Viagem.
 
Com 2,20 metros de altura por 32,11 metros de comprimento, o mural reverencia um dos momentos de maior orgulho da história de Pernambuco. Ao lado da obra, foi instalado um painel com uma linha do tempo registrando momentos importantes da vida de Francisco Brennand (1927-2019). E um QR Code na fachada da agência permitirá ao público acessar mais informações sobre o processo de confecção da obra, que retrata a batalha que resultou na expulsão dos holandeses de Pernambuco.

O local marca uma homenagem do Santander Brasil ao artista e ao estado, além de atender ao conceito de gentileza urbana, criando mais um ponto de encontro e convivência entre as pessoas. “Estamos muito orgulhosos de exibir a Batalha dos Guararapes para pernambucanos e turistas, que poderão, a qualquer hora do dia, apreciar o mural completamente restaurado”, diz Maitê Leite, vice-presidente institucional do Santander Brasil. “Isso graças ao incansável trabalho de dezenas de profissionais que se dedicaram por mais de um ano para garantir a integridade da obra, uma das mais relevantes do legado de Francisco Brennand.”

O processo de restauro e transferência do mural do Centro do Recife, onde estava instalado anteriormente, para a Boa Viagem contou com 18 profissionais especializados neste tipo de trabalho. Durante 12 meses, essa equipe identificou possíveis danos no mural pela exposição do decorrer dos anos, fez a remoção das 729 pedras de cerâmica que compõem a obra, restaurou cada uma delas com uma minuciosa limpeza para retirada de salinidade e, dessa forma, recuperou a coloração original do mural antes da instalação na nova fachada. Todo o processo foi comandado por Pérside Omena, restauradora conservadora e diretora da Grifo Diagnóstico e Preservação de Bens Culturais.
 
História
O mural, que representa a Batalha dos Guararapes, foi criado e produzido por Francisco Brennand em 1961, sob encomenda do Banco. Para evitar um processo de deterioração da obra no endereço onde estava exposta antes, o Santander optou por seu restauro e realocação, em um processo que contou com o aval e o apoio do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco (CEPPC/PE).
 
O mural pesa quatro toneladas. Foi concebido para uma leitura como uma história ao estilo dos frisos da Roma e Grécia antigas, da esquerda para a direita. No novo endereço, a posição em que o mural está exposto continua a atender a outra intenção do artista: permitir que o olhar dos observadores acompanhe a história da expulsão dos invasores, começando na cidade e seguindo na direção do mar, rumo ao continente europeu.

Postar um comentário

0 Comentários