Header Ads Widget

Bursite: conheça sintomas, causas, diagnóstico e tratamento



Casos mais graves podem necessitar de intervenção cirúrgica, como alerta o médico ortopedista Maurício Paes, especialista em cirurgias do quadril, com atendimento no Seot, em Caruaru

Sintomas como dor/es nas articulações do corpo, potencializada/s pela realização de movimentos; rigidez e dificuldade de mover a região afetada; inchaço na área; sensação de quentura e possível vermelhidão no local podem indicar a inflamação de alguma das bursas (bolsas compostas por líquidos ricos em proteínas e colágeno, que lubrificam as articulações, tendões e músculos enquanto o corpo se move.

Para se ter uma ideia, existem mais de 150 bursas no corpo com a função principal de diminuir o atrito entre os tendões e músculos sobre as proeminências ósseas. A possibilidade da inflamação dessas, a popular bursite, é proporcionalmente igual, podendo acometer diversas articulações. As mais comuns costumam atingir o/s ombro/s (bursite subacromial) e quadril/is (bursite trocantérica), como explica o médico ortopedista Maurício Paes, especialista em cirurgias do quadril, com atendimento no Seot – Santa Efigênia Ortopedia e Traumatologia, em Caruaru, Agreste de Pernambuco.

A bursite pode ser uma lesão causada por esforço repetitivo ou condições como doenças reumáticas, má postura e fraqueza muscular. O diagnóstico é feito por um médico ortopedista, levando em conta exames de imagem (ultrassonografia ou ressonância magnética) e exame físico. Ela pode ser crônica (para a vida toda) ou aguda (durante certo tempo, podendo diminuir ou sumir). A dor que ela causa limita os movimentos do dia a dia.

Os sintomas são tratados por meio de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, mudança de hábitos de de vida e no trabalho. O uso de bolsas de gelo, repouso e a realização de fisioterapia para aliviar a pressão na articulação afetada são normalmente indicados, mas, os casos mais graves podem necessitar de intervenção cirúrgica”, alerta o especialista.  

Alguns hábitos simples podem ajudar a prevenir a doença, como manter uma boa postura; dobrar os joelhos ao levantar; fazer alongamento antes de realizar algum exercício físico; evitar pegar peso e fazer pausas frequentes, alternando tarefas repetitivas.


Foto: Freepik 

Postar um comentário

0 Comentários