Header Ads Widget

Pernambuco ganha primeiro museu com tour virtual



Já está no ar o Tour Virtual Cais do Sertão, primeiro produto do projeto Patrimônio de Pernambuco Digital. A entrega foi feita nesta terça-feira (06/12) pela Usina Pernambucana de Inovação, o hub de inovação sócio-governamental do Estado vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com a Secretaria de Administração (SAD) e a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). O evento contou com a presença da vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, do secretário executivo da Secti, Leonildo Sales, além de representantes das Secretarias de Cultura (Secult), Turismo e Lazer (Setur), SAD e da Seplag. 

Trata-se de uma visita virtual com realidade aumentada, e foco na usabilidade e acessibilidade. Utilizando a mesma tecnologia do Google Arts & Culture, plataforma que mostra museus e galerias de arte por dentro, além de lugares históricos e turísticos. De acordo com o diretor de Estratégia e Ambiente Legal para Inovação da Secti, Hugo Medeiros, o projeto pioneiro veio atender a um pedido do Secretário Fernando Jucá, de levar o conteúdo dos museus para a sociedade.

"Com a digitalização, nós temos condições de garantir o acesso de quem não pode vir para a capital e de pessoas portadoras de deficiência, além de proteger este patrimônio, oferecendo inclusive camadas de imersão que não estão disponíveis na visitação física". É o caso do "Túnel do Capeta", por exemplo, que reproduz as vozes do capeta no ambiente virtual. "Através de uma escuta ao público e aos servidores dos órgãos, percebeu-se que havia coisas no Cais - e em outros espaços -, que poderiam ser implementadas virtualmente, a Usina conectou-se com inovadores, no caso o Google e os alunos da Escola Técnica Estadual (ETE) Fernando Lyra, de Caruaru", explicou Medeiros.

Após vários testes, foi utilizada a tecnologia do Google, através da Action Camera 360. "Foi preciso descobrir os fornecedores certificados e fazer um processo licitatório, até então inédito", ressalta Medeiros. Depois vieram os alunos da ETE Fernando Lyra, bolsistas do programa Espaços 4.0, tocado em conjunto pela Secti, a Secretaria de Educação (SEE) e a Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia (Facepe), que são especialistas no desenvolvimento de aplicativos.

"Eles são campeões da Olimpíada de Aplicativos Escolares e desenvolveram os aplicativos da Secretaria da Mulher e do São João de Caruaru, entre outros", lembra. O aplicativo estará disponível para Android até o final do ano e vai gamificar toda a experiência. "Você vai poder tirar fotos, marcar e compartilhar os museus e demais equipamentos culturais que você já visitou, ganhando pontos e produzindo engajamento", avisa.

Com a definição de todas as etapas do processo, a tendência é que os próximos equipamentos sejam levados para o ambiente virtual em menos tempo. Os próximos serão o Museu do Estado de Pernambuco, o Cinema São Luiz, o Museu do Trem e o Espaço Ciência. O site com o tour virtual já está no ar, e pode ser acessado no endereço museusdigitais.pe.gov.br.

Postar um comentário

0 Comentários