Header Ads Widget

55% da procura por telemedicina em 2022 é motivada por Covid-19 e outras doenças respiratórias


Conexa divulga ranking das 10 principais queixas dos brasileiros via pronto atendimento em telemedicina neste ano. Transtornos relacionados à saúde mental ocupam o 3º lugar

De janeiro até o meio de novembro de 2022, doenças respiratórias como tosse, resfriado, sinusite e amigdalite lideraram o ranking das 10 doenças mais incidentes no pronto atendimento via telemedicina, com 55% do total de queixas, sendo que a Covid-19 reponde por 32% dos casos. Transtornos relacionados à saúde mental ocupam a 3ª posição, com 11% dos atendimentos, de acordo com levantamento da Conexa, maior player de saúde digital da América Latina, que incluiu 28 mil teleconsultas, do total de mais de 600 mil que realizas por mês pela empresa.  

De acordo com Guilherme Weigert, CEO de Conexa, as pessoas voltaram a sair e se expor, depois de quase dois anos mais restritas e usando máscara, o que pode ter aumentado os casos de doenças respiratórias. “Nesse contexto, a saúde digital se configura como uma possibilidade de diagnóstico rápido, assertivo e sem precisar circular, em especial para quem tem sintomas. Na consulta online, o paciente pode receber prescrição de remédios, solicitação de exames e até os atestados para o necessário isolamento durante o período de contágio da doença, além de avaliação da necessidade de encaminhamento ao presencial, que chega a ser necessário apenas em 5% dos casos.” 

Entre as 10 doenças mais incidentes, há outras também de tratamento simples, como infecção urinária, dor lombar, dor de cabeça, diarreia, alergias, dengue e hipertensão. “Os dados levantados sobre telemedicina corroboram apontamento do Ministério da Saúde (MS), e de associações médicas nacionais e internacionais, de que 85% dos problemas de saúde podem ser resolvidos sem a necessidade de ir a um serviço de emergência ou pronto-socorro, o que traz praticidade para o paciente em um momento de fragilidade”, finaliza Guilherme.  

Saúde mental além da psicologia 

Outro dado do levantamento que chama a atenção é a busca por cuidados médicos (não só psicológicos) relacionados à saúde mental, já que ansiedade ocupa o 3º lugar do ranking. “A pandemia transformou a priorização da qualidade de vida, o que inclui a saúde mental. Avançamos, nesse período, cerca de cinco anos na quebra do preconceito relacionado aos cuidados com a saúde mental. Isso nos leva cada vez mais ao entendimento de que é preciso cuidar da saúde integral das pessoas, contemplando cuidados físicos, mentais e sociais”. 

A mudança da mentalidade em relação à saúde mental também ficou evidente no levantamento da Conexa. A busca pelo termo “ansiedade”  liderou o ranking das pesquisas da plataforma Psicologia Viva, integrante da Conexa, entre junho de 2020 e julho de 2021, , com 20,1%. Além da ansiedade, depressão (6,5%), desenvolvimento pessoal (4,93%), psicologia clínica (3,27%) e saúde mental (2,59%) entram no ranking dos cinco temas mais buscados entre todas as faixas etárias. “Os dados nos levam ao seguinte questionamento: estamos mais ansiosos ou mais conscientes sobre buscar ajuda? Acredito que as duas caminham juntas”, acrescenta Weigert, que também é cardiologista. 

Ranking das doenças mais incidentes em telemedicina em 2022 

Motivo 

% 

1 - Doenças respiratórias incluindo Covid, resfriado, influenza, tosse e amigdalite 

55% 

2 - Doenças gastrointestinais: náuseas, vômitos, diarreia, colite 

16% 

3 - Transtornos relacionados à saúde mental 

11% 

4 - Dor de cabeça  

9% 

5 - Dor lombar  

4% 

6 - Infecção do trato urinário 

3% 

7 - Alergias 

1% 

8 - Dengue 

Menos de 1% 

9 - Febre 

Menos de 1% 

10 - Hipertensão 

Menos de 1% 

Sobre a Conexa     

Player de saúde digital, a Conexa cuida de cerca de 20 milhões de pacientes com a parceria de 70 mil profissionais de saúde, em mais de 30 especialidades. Fundada no Rio de Janeiro, em 2016, como uma clínica de saúde voltada à atenção primária, reformulou seu modelo de negócio em 2017 e se tornou uma plataforma de telemedicina, com a missão de revolucionar o acesso à saúde de qualidade, tornando a jornada e a experiência do paciente mais fácil, segura e humanizada.   

Em 2020, adquiriu a iMedicina, desenvolvedora de software de médicos, prontuário eletrônico e líder em atração e fidelização de pacientes. Em março de 2021, uniu-se à Psicologia Viva, maior empresa de saúde mental da América Latina.     

A companhia faz parte da Saúde Digital Brasil (SDB) e tem como clientes, hospitais, operadoras de saúde, laboratórios, além de grandes instituições do varejo e do setor financeiro, como Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Magazine Luiza, Seguros Unimed, Intermédica, entre outras. Saiba mais em https://www.conexasaude.com.br/    

Postar um comentário

0 Comentários