Header Ads Widget

Agravamento do apagão de professores no Brasil é uma preocupação, como aponta Estudo do Instituto Semesp

 

Falta de professores já atinge várias áreas de conhecimento, mas diretor da unidade de Caruaru da Faculdade Nova Roma, Kenys Bonatti, aconselha o ingresso na área e a enxerga como promissora, em médio prazo

Estudo do Instituto Semesp aponta o agravamento do apagão de professores no Brasil. A falta de professores já atinge áreas de conhecimento, como ciências da natureza e matemática. Um recorte do estudo indica que "o país precisará de 1,97 milhão de professores em 2040, mas as projeções indicam que o total cairá 20,7% em 18 anos, gerando uma falta de 235 mil professores. E o cenário atual aponta redução do número de concluintes da graduação". O diretor da unidade de Caruaru da Faculdade Nova Roma, Kenys Bonatti, aconselha o ingresso de concluintes do Ensino Médio, mas também de outros na área de licenciaturas e a enxerga como promissora, em médio prazo.

O educador destaca que, em Caruaru, a Nova Roma tem turmas na modalidade 100% presencial para a formação de professores, no momento. "O estudo do Instituto Semesp, inclusive, aponta evasão de estudantes de licenciaturas do Ensino à Distância (EaD), sem contar que o Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) traz médias 3 para todos os participantes no último exame, com exceção de um curso, que alcançou média 5. Apesar disso, nenhuma das instituições participantes formou turma para 2022.2". O estudo também aponta que "o percentual de formados em cursos de licenciatura apresentou um crescimento de apenas 4,3% [...]. A partir de 2020, a modalidade passou a representar 73,2% dos novos alunos, porém tem alto índice de abandono". 

Os dados deixam claro que há uma queda evidente de interesse no ingresso em licenciaturas, entre 2010 e 2020. No período, o número de calouros em licenciaturas cresceu 53,8%. Nos demais cursos, o índice foi de 76%. "Entre os ingressantes com até 29 anos, houve um aumento de apenas 29,7% do corpo discente, enquanto nos demais cursos esse número chegou a 49,8% na mesma faixa-etária. Ou seja, menos jovens querem exercer a docência", como aponta o Semesp. 

Kenys Bonatti defende o ensino presencial para a formação de professores, assim como uma metodologia de ensino prático, integrador e baseado na solução de problemas como meios de estímulo para a contenção da evasão. "Além disso, é preciso que se enxergue o cenário promissor de abertura de inúmeras vagas em concursos públicos na região, justamente para minimizar a atual defasagem e os efeitos desse previsto apagão. É natural que a lei da oferta e demanda force melhores remunerações e condições de trabalho. Para se ter uma ideia, temos alunos nos primeiros períodos de estudo já inseridos no mercado de trabalho da área de Educação (Licenciaturas - Pedagogia, Letras e História)".

Bonatti ainda destaca que "é fundamental que estudantes e suas famílias enxerguem a Faculdade (local da formação profissional) como investimento e não como despesa. A busca por preços baixos e jornadas fáceis, sem o devido comprometimento por parte do estudante, fez com que o mercado passasse a ter uma avalanche de pessoas formadas (apenas com o diploma), mas sem a devida aquisição de competência".

A unidade de Caruaru da Faculdade Nova Roma oferta três cursos de licenciatura na modalidade 100% presencial: 
Pedagogia, Letras (Português/ Inglês) e História. O campus da Faculdade funciona no Caruaru Shopping, localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, n° 800, Bairro Indianópolis. Mais informações pelo (81) 9 9927-0003 (WhatsApp).

Postar um comentário

0 Comentários