Header Ads Widget

"Acolhimento no retorno ao presencial: saúde mental e adaptação ao novo cenário" será tema do Circuito Geekie


O retorno às aulas presenciais será acompanhado de uma série de expectativas e desafios para toda a comunidade escolar. Um dos pontos cruciais – que tem sido objeto de preocupação dos educadores e gestores – é como acolher estudantes, famílias e docentes de forma empática, considerando a saúde mental de todos, após um longo período de isolamento social, da perda de pessoas queridas e de uma nova onda de Covid-19. O recomeço, pautado pela reconstrução de relacionamentos em um cenário inédito será tema da primeira palestra da edição 2022 do Circuito Geekie, evento gratuito que traz uma programação especial com palestras, formações e oficinas destinadas a docentes, gestão, coordenação e equipe de marketing educacional.

O tema da primeira palestra do ano será Acolhimento no retorno ao presencial: saúde mental e adaptação ao novo cenário, que será ministrada por Fernanda Leite. Psicóloga e neurocientista, a palestrante chama a atenção para o ineditismo deste retorno às aulas. Enquanto há dois anos, crianças e adolescentes associavam a volta à escola com o fim das férias, e os pais ao início do planejamento do ano, hoje, há um outro significado em curso. “Ficaram suspensas a adolescência, a infância, a interação com pessoas; ficaram de lado a vivência de conhecer novas pessoas, fazer amizades e aprender coisas novas. O coletivo, a experiência social é o que nos faz desenvolver e avançar a nossa parte cognitiva, emocional como um todo. Então, eu percebo um movimento muito grande para o recomeço. As pessoas querem escrever capítulos da história que ficaram em branco nesses últimos dois anos”, afirma a psicóloga.

No entanto, Fernanda chama a atenção para o emocional dessa comunidade escolar. “Com relação ao medo e à esperança, como que a gente busca um equilíbrio entre os dois? Sobretudo, porque não tem como viver sem medo. O medo é uma emoção humana, aliás, do ser vivo, que nos modula e nos protege também. É o medo que faz a gente tomar algumas decisões como pôr a máscara, tomar a vacina. Então, a gente também vai aprender a conviver com esse medo; e a gente vai ter que alimentar esse medo com esperança. Hoje, quando ligamos a tevê, conversamos com pessoas, interagimos no grupo do WhatsApp, o medo está sendo alimentado. Há poucas ações incentivando a esperança. Então, eu defendo que, dentro da escola, exista uma forma de promover acolhimento – isso é também esperançar, ensinar as pessoas a ter uma visão de futuro melhor, de como cada um pode contribuir; de como levar isso para dentro das casas”, pontua, acrescentando que a escola é fator-chave, inclusive, para que os alunos se tornem multiplicadores de esperança.

Neste contexto, Fernanda Leite defende a importância de mecanismos de acolhimento no retorno às aulas. Na palestra, questões como inovação, pertencimento e saúde mental serão detalhadas. O evento – que acontece em 9 de fevereiro, às 15 horas – é voltado a educadores que queiram aprimorar e requalificar os próprios conhecimentos por meio de metodologias e soluções de ponta para os desafios contemporâneos do ensino e da aprendizagem. As inscrições estão disponíveis no site: https://os.geeki.es/CircuitoGeekie-2022.

SOBRE A GEEKIE | Referência em educação com apoio de inovação no Brasil e no mundo, a Geekie foi fundada em 2011 – pelos empreendedores Claudio Sassaki e Eduardo Bontempo – com a missão de transformar a educação do país. Em uma década, a empresa tem desenvolvido soluções inovadoras que potencializam a aprendizagem. Com foco no Ensino Básico, a edtech alia tecnologia de ponta a metodologias pedagógicas inovadoras. Única plataforma brasileira de ensino adaptativo credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) para o Guia de Tecnologias Educacionais – que identifica soluções tecnológicas capazes de melhorar a qualidade do ensino brasileiro –, em sua trajetória a Geekie alcançou mais de 5 mil escolas públicas e privadas de todo o país, impactando cerca de 12 milhões de estudantes. 

Entre as certificações mais relevantes, a empresa destaca: WISE 2016 (Qatar Foundation), TOP Educação (Revista Educação, categoria software educacional mais lembrado do mercado), Empreendedor Social Brasil (Folha de S. Paulo e Fundação Schwab), Empreendedor Social Mundial (Fundação Schwab), Trip Transformadores e Empresas Mais Conscientes (Revista IstoÉ). A Geekie já contou com aporte de investidores de tradição na área educacional como família Gradin (por meio do fundo Virtuose), Fundação Lemann, Jorge Paulo Lemann (por meio do Fundo Gera), Arco Educação, além dos fundos, o norte-americano Omidyar Network e o japonês Mitsui & Co.

Postar um comentário

0 Comentários