Header Ads Widget

Conheça o Precursor, o Raspberry Pi dos telefones




A produção de computadores móveis voltados para desenvolvimento de aplicações específicas vem se tornando um mercado cada vez mais popular e acessível ao público. É o caso do Raspberry Pi, o computador voltado para criação de aplicações com o uso sistemas operacionais em tempo real (RTOS), como sensores de presença, pluviometria e temperatura, por exemplo. E agora, um hacker norte-americano traz a público seu projeto que pode dar o mesmo acesso à customização de aplicações para sistemas móveis. Trata-se do Precursor, uma espécie de aparelho modular, que possui todo seu hardware e software projetado de maneira livre para customizações por parte do usuário.

Em seu blog oficial, Andrew "Bunnie" Huang, doutor em Engenharia Elétrica pelo MIT e fundador do Bunnie Studios, responsável pelo Precursor, explica melhor alguns aspectos e especificidades de sua criação. "O Precursor é único no espaço da eletrônica de código aberto, pois foi projetado desde o início para ser carregado no bolso. Não é apenas uma placa de circuito aberta com conectores pendurados em locais aleatórios: ela vem totalmente integrada - com bateria recarregável, tela e teclado - em um case de alumínio de 7,2 mm." Em termos de hardware, o pequeno aparelho se utiliza de um FPGA (Field Programmable Gate Array), um arranjo eletrônico que se diferencia das demais estruturas eletrônicas por ser customizável em diversas instâncias de um computador. Os smartphones da atualidade, por exemplo, possuem a estrutura SoC (System on a Chip) que consegue agrupar todos os componentes do aparelho em um único circuito e consequentemente, em um processador.

Hardware e software abertos: O aparelho também utiliza de instruções RISC-V como linguagem de desenvolvimento principal. Possui pouca capacidade de processamento em comparação com aparelhos móveis atuais, mas que tem um consumo de energia significativamente menor também. "Essa flexibilidade vem com seu próprio conjunto de compensações, é claro. As velocidades da CPU são limitadas a cerca de 100 MHz, e a complexidade é limitada a microarquiteturas ordenadas e de problema único. É mais rápido que qualquer Palm Pilot ou Nintendo DS, mas não pretende substituir o seu smartphone."

O Precursor ainda não possui preço oficial nem data de lançamento confirmada. Ele ainda está em estado final de desenvolvimento, e mais informações podem ser encontradas no blog oficial da Bunnie Studios.

Olhar Digital

Postar um comentário

0 Comentários