Header Ads Widget

Saiba como conservar o requinte do mármore

Resistente e versátil, o mármore é uma ótima escolha para pisos. Muito utilizado em locais de clima tropical, ajuda a diminuir o calor, por ser um tipo de piso frio. Outra vantagem é que ele confere requinte aos projetos. Duradouro, permite aplicação em vários ambientes, sobretudo em banheiros, cozinhas e área da piscina, por causa da boa resistência à água.

No entanto, com o uso o mármore pode perder a cor e o brilho. Uma das principais causas para que perca suas características é a má conservação. Manchas, arranhões e o uso de produtos de limpeza abrasivos modificam a pedra. Somado a isso, estão os desgastes naturais causados pelo tempo de uso.

A empresária Juliana Perez Machado – à frente da Inpermal, empresa de revestimentos, localizada em Boa Viagem – recomenda o uso de produtos específicos para limpeza do mármore. “Se o piso está muito desgastado, é necessária uma restauração e limpeza mais profundas, realizada por um profissional especializado. Entretanto, hoje já existem produtos que permitem a manutenção em casa e minimizam os efeitos do uso”, explica. Os limpadores não podem conter álcool, amônia ou vinagre, que são extremamente abrasivos. Também não é recomendado o uso de solventes, água sanitária, nem sabão em pó.


Outra questão em relação aos pisos de mármore é que, a depender do ambiente, ele pode se tornar escorregadio. Mas é possível conferir característica antiderrapante ao piso. “É uma inovação do mercado que torna o piso mais seguro, é ideal para banheiros, por exemplo. É feita uma aplicação diretamente no piso, o que permite que o projeto utilize um mármore mais delicado, não tão áspero”, orienta a empresária. Os mármores mais rústicos – sem polimento e que não escorregam – são recomendados para ambientes externos.

Postar um comentário

0 Comentários