Propaganda

Últimas Notícias

No Dia Mundial da Saúde, veja os avanços disponíveis na oftalmologia‏



Cuidar da saúde de outras pessoas não é uma tarefa fácil. É necessário cuidado, atenção e precisão, principalmente quando se lida com um órgão tão essencial no dia a dia de um ser humano como o olho. Em relação E0s cirurgias, os estudos aprimoraram técnicas para fazer com que as intervenções numa área tão pequena como o globo ocular fossem as mínimas possíveis. No Dia Mundial da Saúde, comemorado neste 07 de abril, veja como os avanços que têm ajudado os médicos oftalmologistas.

Transplante de córneas – Os médicos oftalmologistas Bernardo Cavalcanti e Lúcio Maranhão, do Hospital de Olhos de Pernambuco (Hope), participaram, em Indianápolis, nos Estados Unidos, de um curso de transplante de córnea utilizando uma nova técnica revolucionária. Trata-se da chamada DMEK, um grande avanço na medicina oftalmológica, que permite uma menor incisão, além de menor quantidade de sutura – precisa de apenas uma e o transplante tradicional leva em média 16 suturas. As vantagens também se estendem para o pós-operatório, já que estudos indicam apenas 1% de rejeição com o método DMEK, em comparação com 20% n os transplantes tradicionais penetrantes. A recuperação também é melhor e mais rápida. A partir de agora, pacientes do Hope que necessitem e estejam aptos para cirurgia, serão transplantados com a utilização da nova técnica. O curso foi ministrado pelo renomado médico Dr. Francis Price.

Cirurgia refrativa – Cerca de 80% dos pacientes que procuram o oftalmologista tem problemas de visão. E, quase sempre são portadores dos chamados erros refracionais, como miopia, astigmatismo e hipermetropia.  A solução mais adotada é o uso dos convencionais óculos ou as lentes de contato.  Existe, entretanto, uma alternativa que pode significar a independência destes artifícios corrigindo os erros com segurança, precisão e resultados previsíveis: a cirurgia refrativa. Na década de 70, a cirurgia refrativa era feita por meio de incisões radiais e profundas na córnea, com lâminas. Atualmente, o método realizado é o de modelagem da córnea com aplicação de laser, que costuma ser aplicado no espaço aberto por uma espécie de bisturi super moderno. No HOPE, entretanto, a tecnologia é ainda mais avançada. Com o  equipamento FEM TO LDV, utilizado no hospital, essa abertura é feita sem necessidade de corte. Dessa forma, a cirurgia pode ser realizada em pacientes que não podiam realizá-la por apresentarem graus elevados em córneas muito finas. Além disso, permite uma recuperação mais rápida. A cirurgia é realizada com anestesia local, por meio de colírio, sem dor para o paciente.

Cirurgia de catarata a laser – No HOPE, há, desde o ano de 2014, um verdadeiro centro de cirurgia de catarata a laser. Nele, um equipamento intitulado femtossegundo LenSx permite que todas as incisões na córnea e a fragmentação do cristalino natural sejam realizadas totalmente a laser.  Isto significa que as etapas da cirurgia que antes eram realizadas manualmente pelo cirurgião — com uso de bisturi ou através de aparelhos de ultrassom —, agora são feitas com a precisão desta tecnologia. O principal diferencial do uso desta técnica é a exc el ência no processo cirúrgico com notável grau de precisão; maior personalização (procedimento sob medida para as especificações e necessidades de cada paciente); mais segurança, com a minimização de possíveis complicações intra e pós-operatórias e maior previsibilidade no posicionamento da lente intraocular, além de maior controle visual pelo médico, com sistema guiado por imagem e visualização 3D. Combinando um microscópio de vídeo com um tomógrafo de coerência óptica (OCT), a tela cirúrgica fornece, em tempo real, a visualização tridimensional de todo o segmento anterior do olho durante o procedimento.

Nenhum comentário

Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.