Header Ads Widget

Madrugada de trovoadas em Pernambuco

Foto meramente ilustrativa


Fortes trovões e raios foram registrados na madrugada desta terça-feira (29) no interior de Pernambuco. De acordo com o meteorologista Hailton Dias, da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), eles são comuns nesta época do ano. "O sistema que atuou foi o vórtice ciclônico de ar superior na zona de convergência. Isso é o que cria as nuvens profundas - as cumulus nimbus - que são acompanhadas de fortes raios e trovões". Os barulhos foram ouvidos na madrugada de hoje e em diversas cidades pernambucana e aqui em Limoeiro muitas pessoas comentaram os fortes barulhos e o clarão causados pelos trovões. Alguns fizeram tanto barulho que acordou algumas pessoas. E aí como foi a trovoada em sua cidade ou bairro? Conte-nos? Você sabe como ocorre tudo isso; vamos explicar abaixo no texto do site  Galileu.

Relâmpago e trovão são os nomes dados, respectivamente, à luz e ao som dos raios. O trovão chega depois do relâmpago, porque o som caminha mais devagar do que a luz. Os raios se formam quando certa região de uma nuvem acumula excesso de carga elétrica, positiva ou negativa. Se isso ocorre, o raio é o meio de desfazer a tensão, por meio da transmissão da eletricidade. Em geral, há uma área de carga positiva no alto das nuvens, uma área negativa no miolo e uma pequena área positiva embaixo. Normalmente, raios ocorrem nas cúmulos-nimbos, as nuvens acinzentadas e chuvosas.

Os raios podem ocorrer dentro das nuvens, entre duas nuvens, entre nuvens e o ar ou entre nuvens e o solo. Os relâmpagos mais brilhantes são aqueles em que uma nuvem fica eletricamente conectada ao chão. O trovão ocorre porque a região do raio se aquece rapidamente e, por aumento de pressão, desloca uma grande massa de ar. E foi assim que você descobriu porque surgem os relâmpagos e trovões e ficou ainda mais bem informado.

Algumas informações foram providas do G1

Postar um comentário

0 Comentários