Firefox OS: é um sistema operacional livre desenvolvido pela Mozilla e baseado no navegador da web Firefox. Além de ter a Mozilla como principal responsável, o Firefox OS conta com apoio de outras empresas como a Telefônica e uma vasta comunidade de voluntários em todo o mundo. Este sistema operacional tem como alvo dispositivos móveis, em especial, modelos mais simples e de baixo custo, já que prioriza o baixo consumo de recursos, como processamento e memória RAM. No entanto, é possível encontrá-lo em outros tipos de equipamento, como computadores portáteis de baixo consumo energético.5 No Brasil, os aparelhos comercializados são o Alcatel One Touch Fire e o LG Fireweb.
IOS: (antes chamado de iPhone OS) é um sistema operacional móvel da Apple Inc. desenvolvido originalmente para o iPhone, também é usado em iPod touch, iPad e Apple TV. A Apple não permite que o iOS seja executado em hardware de terceiros. A interface do usuário do iOS é baseado no conceito de manipulação direta, utilizando gestos em multi-toque. A interação com o sistema operacional inclui gestos como apenas tocar na tela, deslizar o dedo, e o movimento de "pinça" utilizado para se ampliar ou reduzir a imagem. Acelerômetros internos são usados por alguns aplicativos para responder à agitação do aparelho (resultando comumente no comando desfazer) ou rotação do mesmo (resultando comumente na mudança do modo retrato para modo paisagem). O iOS consiste em quatro camadas de abstração: a camada Core OS, a camada Core Services, a camada mídia, e a camada Cocoa Touch.1
Ubuntu Mobile: é um sistema operacional destinado a dispositivos móveis criado pela Canonical, dona da versão Linux de mesmo nome feita para PCs. O SO móvel se destaca pela sua interface controlada por gestos e pelo suporte a webapps junto com aplicações nativas. Com o sistema, a Canonical pretende levar aos usuários de smartphones do mundo todo uma alternativa a sistemas como Android. Ele entrega um design completamente único, com traços inspirados no Ubuntu OS. Sua operação é feita completamente por gestos, portanto os aparelhos compatíveis só precisam ter botão liga/desliga e volume – nada de botão virtual também.
Windows Phone: é um sistema operacional móvel, desenvolvido pela Microsoft, atualmente na sua versão 8.1, que é focado no mercado consumidor, em vez do mercado empresarial.1 O sistema tem sido constantemente atualizado. Foi lançado na Europa, Austrália e Singapura no dia 21 de outubro de 2010, nos EUA e Canadá no dia 8 de novembro, no México no dia 24 do mesmo mês e, no início de 2011, na Ásia.2 Hoje as principais aplicações do mercado já estão disponíveis na loja de aplicativos, além de alguns aplicativos e jogos exclusivos. O sistema ainda conta com ferramentas como a Cortana, assistente de voz pessoal, a integração nativa com o Office e a sincronização com o Windows 8 em computadores.
Android: é um sistema operacional móvel (SO) baseado no núcleo linux e atualmente desenvolvido pela empresa de tecnologia Google. Com uma interface de usuário baseada na manipulação direta, o Android é projetado principalmente para dispositivos móveis com tela sensível ao toque como smartphones e tablets; com interface específica para TV (Android TV), carro (Android Auto) e relógio de pulso (Android Wear). O sistema operacional utiliza-se da tela sensível ao toque para que o usuário possa manipular objetos virtuais e também de um teclado virtual. Apesar de ser principalmente utilizado em dispositivos com tela sensível ao toque, também é utilizado em consoles de videogames, câmeras digitais, computadores e outros dispositivos eletrônicos.
BlackBerry OS: é um sistema operacional móvel de código fechado desenvolvido pela empresa canadense BlackBerry especialmente para os modelos de celulares da empresa, os BlackBerry. Sua última versão estável é a 7.1, lançada em Setembro de 2012. O sistema foi desenvolvido na linguagem C++, basicamente fornecendo suporte para aplicativos em Java. É multitarefa, e suporta touchscreen, trackpad e outros recursos de hardware dos aparelhos. Os aparelhos são amplamente utilizados para envio e recebimento de emails, pelo próprio sistema, ou através da sincronização com softwares como o Microsoft Exchange, Lotus Domino ou outros. Mesmo com a chegada do Blackberry 10, um novo sistema baseado no QNX, aparelhos como o Bold 9900 continuam formando uma boa fatia das vendas.
Sailfish: é um sistema operacional móvel (OS) combinando o kernel do Linux , o núcleo Mer e software proprietário escrito por desenvolvedor de software móvel Jolla . Sailfish está sendo desenvolvido pela Jolla em cooperação com a comunidade do projeto Mer e as empresas membros do Sailfish Alliance . Sailfish é usado no Smartphone Jolla , na próxima Jolla Tablet , e por outros licenciados. O sistema operacional é voltado principalmente para dispositivos móveis e também se destina a apoiar outros dispositivos.
Tizen: é um sistema operacional baseado no kernel do Linux e GNU C Library implementação da API Linux . Ele tem como alvo uma gama muito ampla de dispositivos, incluindo smartphones, tablets , em veículos infotainment dispositivos (IVI), TVs inteligentes, PCs, câmeras inteligentes, computação vestível (como smartwatches ), Blu-ray players, impressoras e eletrodomésticos inteligentes (como geladeiras , iluminação , máquinas de lavar roupa, condicionadores de ar , fornos / microondas e um aspirador de pó robótico). Seu objetivo é oferecer uma experiência de usuário consistente entre dispositivos. Tizen é um projeto dentro da Fundação Linux e é regida por um Grupo de Coordenação Técnica (TSG), composto por Samsung e Intel, entre outros. Modelo de licenciamento do Tizen envolve software que usa uma variedade de licenças que podem ser incompatíveis com o Open Source Definition e um proprietário kit de desenvolvimento de software (SDK).
0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.