Header Ads Widget

Celulares comuns à beira da extinção depois do Firefox OS

Com o lançamento dos smartphones com Firefox OS no Brasil, e o fato da faixa de preço deles chegarem a valores inferiores a R$ 200 reais, não resta dúvida de que os celulares comuns estão com alguns problemas em curto prazo.

A série Asha da Nokia, por exemplo, tem um grande desafio pela frente. Além de concorrer com os aparelhos Android de baixo custo, a série de celulares Asha terá que concorrer agora com os smartphones com Firefox OS. Um sistema surpreendente que roda aplicações em multitarefa e oferece uma experiência muito próxima de um iOS ou Android, assim é Firefox OS.

Dá só uma olhada nas configurações do Alcatel One Touch Fire, o smartphone com preço de lançamento mais barato que já vi (Disponível apenas na Vivo).

Tela: 3,5 polegadas
Processador: Qualcomm MSM7227A de 1GHZ
GPU: Adreno 200
Memória RAM: 256 MB

Confira a análise do CanalTech.





Para o preço de lançamento (preço é de lançamento, ou seja, tende a cair) R$ 199 reais está de bom tamanho. Para o usuário comum que vai só acessar a web, Facebook e etc, apenas em ter essas funções e as desempenhar bem, já é algo surpreendente para um smartphone nessa faixa de preço.

Além do Alcatel One Touch Fire, há ainda mais duas opções sendo vendidas no Brasil, ZTE Open e LG Optimus L3 II.

Só olhando as especificações técnicas do Alcatel One Touch Fire, pode parecer decepcionante. Mas comparando com os celulares da linha Asha, que estão na mesma faixa de preço, o One Touch Fire ganha pela possibilidade de ter e usar uma GPU, algo que os Asha não têm. Toda a renderização gráfica dos celulares Asha é feita via software, o que impede a aceleração gráfica.

Com esse lançamento desses smartphones de baixíssimo custo, não vejo muito futuro para os celulares comuns. Todo mundo atualmente está de olho no mercado de baixo custo. Além da Fundação Mozilla, detentora do Firefox OS – Google, Microsoft e até Apple já mostraram esforços para lançar sistema e produtos visando o consumidor com menor renda.

Postar um comentário

0 Comentários