Propaganda

Últimas Notícias

Tarde de Repente e Versos com Viola em Limoeiro

Foto por Walter Eudes

Ocorreu na tarde do domingo 19 de maio um sopro de esperança para mais um resgate cultural na cidade de Limoeiro e região: CANTORIA DE VIOLA. Repentistas e público se reuniram no Clube dos Motoristas (R. Vigário Pinto – Centro, em Limoeiro-PE) sob a feliz e acertada convocatória do jovem poeta e produtor limoeirense Sérgio Ricardo. É uma forma tipicamente nordestina de manifestação cultural, com raízes européias, no que se diz dos versos metrificados (na idade média européia havia manifestações de folhetins divulgados ao público nas feiras em cordões – daí cordéis). É notório ao aguçado observador os arquétipos árabes e judaicos presentes nesta forma cultural – reflexo da Ibéria medieval. Junta-se o repertório temático e léxico ameríndio e afro-brasileiro..

.É caldeirão cultural consagrado já no passado que se constitui em verdadeiro deleite ao público e grande desafio aos poetas que se apresentam. Belíssima forma artística de poesia e música que tem especialmente no Nordeste brasileiro uma afinidade ímpar, estando a cidade de Limoeiro-PE, a tentar resgatar o que há 20, 30 anos lhe era uma rotina. O público compareceu com satisfação e por depoimentos coletados ao final do evento, percebemos que uma nova edição é também certa de novo sucesso. Apresentaram-se os poetas Severino Soares (de Gravatá), Emerson Vasconcelos (de Bezerros), Vem-Vem (de Feira-Nova) e Sérgio Ricardo, também o produtor do evento (de Limoeiro)

Nenhum comentário

Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.