Header Ads Widget

Galpão das Artes é oficialmente Ponto de memória e orgulho para os limoeirenses.


Foi com muita alegria que na noite desta quarta-feira (22) o Galpão das Artes recebeu oficialmente o titulo de Ponto de memória, somando-se assim ao titulo de Pontinho de Cultura que já detinha adicionando dois títulos de suma grandeza para esta instituição teatral que transformou o nada em um tudo repleto de coisas boas. Só de pensar que aquele galpão antigo é hoje um museu onde as brincadeiras antigas estarão eternizadas da vontade de gritar aos quatro ventos que esta é uma coquista não só do Galpão mais de todos os limoeirenses. Muita gente veio prestigiar de perto esta conquista que muitos ajudaram mesmo que direto ou indiretamente a fazer. Todos que conhecem a luta de Fábio André, Jadenilson Gomes, Charlon Cabral, Tarcísio, Edna Alves e tantos outros que fazem parte da trupe Galpão sabem muito bem o quanto eles se esforçaram e se esforçam para manter viva esta memória lúdica de brinquedos antigos, mas por eles preservado. O que dizer de resto de couro que vira peteca, garrafas pet vazias que viram brinquedos e tantos outros materiais que por lá chegam e milhares de crianças o transformam em brinquedos onde a imaginação e o gosto por brincar com algo feito por você mesmo aflora e deixa a imaginação voar, afinal este brinquedo terá acara do seu criador e seus traços nele depositados. 

Este mês de agosto ficará marcado para sempre na historia do Galpão das Artes e quem veio prestigiar de perto e fazer parte desta historia foi o Mané Gostoso que em tamanho grande que agora expõem sua beleza para um público cativante que une em uma só paixão o amor pelos brinquedos. Muita gente importante se fez presente como foi o caso de alguns artesões, da artista plástica Rosélis Alves, da vice-prefeita Virgínia Aquino, da imprensa local e estadual, alguns comerciantes, artistas locais, políticos e admiradores da arte que é produzida no Galpão de muitos sonhos. Muitas peças já passaram por lá e muitos artistas já se apresentaram e cada um que por lá passou deixou sua marca mostrando que a arte cênica não tem idade nem cor e que cada um pode ser quem quiser bastando para isso acreditar em um sonho. Quem fez as honras da casa foi o radialista Gonçalves Filho que saldou a todos os presentes e os convidou a ver uma apresentação do coquista Mano de Baé e do trio do Mané gostoso que interagiram com a platéia. O riso rolou a solta e fez todo mundo se deliciar com as peripécias dos atores que apresentaram o espetáculo “Mané Gostoso” que contou o rapto do boneco Mané Gostoso e toda esta trama que envolveu a todos do começo ao fim. Ao abrir o portão preto somos levados a um novo universo onde os quadros da artista plástica Rosélis Alves nos remetem a um quintal lúdico e saudosista para os mais velhos e um quintal totalmente desconhecido para os mais jovens que talvez ainda não saibam do que se tratam tais brinquedos expostos em tela. Um mundo de sonho e fantasias é assim que muitas crianças descrevem o espaço Galpão das Artes e não seria mais acolhedor este nome, afinal de contas a fabrica de sonhos é lá e é nesta mesma fabrica onde tudo se realiza, bastando para isso crer em um sonho e o tornar realidade.

Ao fim da encenação muitas pessoas discursaram e ente elas o senhor Beto Silva que representou a Secretária de Cultura do estado de Pernambuco e relatou o quão importante é este Ponto de Memória para Limoeiro e nosso estado. Ele também falou da interação entre Galpão e governo do estado que devem gerar bons frutos para ambas as partes. Todo o investimento partirá do fundo de cultura que visa o incentivo artístico e cultural para produções pernambucanas. O secretário de meio ambiente, Sergio Xavier, também mostrou sua satisfação em ver nosso Ponto de Memória nascer hoje e a importância do reciclar brinquedos e brincadeiras. Ele também falou de sua satisfação neste projeto, afinal foi na gestão que ele fez parte no Ministério da Cultura que os Pontos de Memórias surgiram. Albemar Araujo que é recifense e faz parte da atual gestão do prefeito João da Costa, demonstrou toda sua alegria em ver a cultura cada vez mais aflorada em nosso estado. A diretora do Pentágono, Rosejara Ramos, ressaltou a importância da parceria entre educação e cultura. O deputado estadual, José Humberto, em poucas palavras sobe dizer bem o que tudo isto representa para uma cidade que esta em constante desenvolvimento. Daiane Pessoa Museólogo e representante do IBRAM que contou a todos o que é um Ponto de Memória e qual sua finalidade. O empresário Ivan Ruy parabenizou a todos os membros do Galpão e reafirmou em discurso que o prédio continuará com eles por um longo tempo.

Em palavras da vice-prefeita, Virgínia Aquino, ouviu-se falar sobre a batalha que estes guerreiros do Ponto de Memória realizam todos os dias. A mesma falou também da simplicidade com que as coisas acontecem neste lugar e pediu para quem sabe o prédio possa a ser de fato e de direito do Galpão, afinal o local é alugado, mas que pela vontade de todos já deveria ter sido doado a este grupo que merecidamente faz deste lugar um lugar maravilhoso. Quem encerrou a noite com brilhantismo foi o produtor e arte-educador Fábio André que agradeceu a todos e falou emocionadíssimo da importância deste lugar para o resgate de sonhos e memórias. Ao final todos os integrantes desta casa agradeceram a todos e um por um foi presenteado não materialmente e sim imaterial que durante estes 12 anos de história continua a fazer da arte um modo de vida. Rosélis Alves também foi homenageada, pois suas telas dão cores ao Ponto de Memória e a partir de hoje estão imortalizadas em um espaço repleto de boas recordações. Não só ela, mas muitas pessoas também foram homenageadas e receberam um simbólico porem bonito um troféu que nele foi depositado todo carinho dos que fazem esta Campânia teatral. O Padre Zé Nivaldo deu a benção final e abençoou o espaço para que mais e mais projetos possam vir a esta casa. Quem não pôde ir assistiu tudo pela tela do PC na WEBTV Viva Nordeste/Portal Viva Nordeste e blogs associados. Após as apresentações e os discursos todos foram convidados a conhecer o espaço reservado ao Ponto de Memória. Lá dentro se viu quadros e brinquedos que retratam muito bem uma infância que nunca morrerá com o passar dos anos. Um coquetel foi servido a todos que vieram prestigiar este grandioso momento que esta grandiosa casa proporcionou a todos na noite de hoje.

A nossa equipe parabeniza a família Galpão por mais esta conquista e se sente também premiado, afinal conhecemos a luta deles bem de pertinho e sabemos o quanto tudo isto representa para eles. Só temos a agradecer o carinho da casa por sempre nos acolher e reafirmar nossa parceria por muitos anos. Parabéns Galpão e continuem sendo o orgulho de Limoeiro, levando nosso teatro por todo Brasil. 

Veja mais algumas fotos da encenação e da festividade.







Veja mais fotos em nosso álbum do Picasa.

Postar um comentário

0 Comentários