Tendo em vista que hoje os celulares com câmeras estão cada vez mais presentes em nossas vidas e muitos os fazem de instrumento de trabalho eu estou disponibilizando uma matéria bem legal do UOL Tecnologia para que vocês aprendam a usar está maravilha. No momento eu uso um Smartphone NOKIA N82 5.0 megapixel com Flash Xenon e um Samsung GTS STAR 5230 com câmera de 3.2 megapixel sem Flash. A diferença de uma boa foto não está apenas em um bom fotografo, mas sim em uma bom aparelho.
Veja a postagem na integra agora.
Veja a postagem na integra agora.
Ilumine o objeto/pessoa bem: Quanto mais iluminado o objeto ou pessoa, melhor para sua foto. Lembre que a maioria dos celulares não vem com flash, e mesmo os que têm não são lá tão potentes. O flash tem um alcance de no máximo 1,5 m.
Vale acender as luzes, ir para perto de uma janela com iluminação natural ou aproveitar para tirar uma foto ao ar livre. Posicione sempre a pessoa a favor da luz (a fonte de iluminação à frente dela), quando quer que apareçam detalhes do rosto. Se quiser efeito de silhueta, tente a contraluz (fonte de iluminação fica atrás dela).
Nem tão longe, nem tão perto: A resolução da maioria dos celulares não é tão potente e um erro muito comum é ficar com a câmera longe do objeto ou pessoa. O resultado é que quase não dá para reconhecer o que foi fotografado. ”Se você está tirando a foto de uma pessoa em frente a um prédio histórico, por exemplo, pode trazê-la para perto da câmera e deixar o prédio bem ao fundo”, sugere Kulcsár. Mas fique atento à distância mínima de 40 cm: deixar a câmera muito perto do objeto pode desfocá-lo.
Mantenha a mão firme: Quanto menos você tremer ou mexer o aparelho, melhor para sua foto. Isso é importante principalmente em situações com pouca iluminação. O sensor das câmeras de celular tem baixa sensibilidade, qualquer movimento na hora do clique pode resultar em fotos com grandes borrões. Apóie a câmera, a mão que a está segurando ou o corpo em uma mesa, árvore, parede. ”Vale também respirar fundo antes do clique, além de apertar o disparador delicadamente”, lembra o professor do SENAC. Além disso, o obturador das câmeras de celular é lento, tenha paciência e espere um pouco para se mover após o clique.
Edite as imagens no computador: Apesar dos celulares trazerem vários efeitos, você pode deixar para depois a edição no computador. Existem vários programas na web para tratar as imagens. Você pode melhorar a nitidez das fotos, corrigir olhos vermelhos, aplicar efeitos de preto e branco, sépia, cortar as imagens, entre outras ações.
Não apague as fotos antes de vê-las no PC: É muito comum conferirmos as fotos logo que as tiramos na tela do celular… e acabamos apagando porque não parecem muito boas. Mas a tela de muitos aparelhos têm qualidade baixa. Ou seja: espere para ver as imagens no computador, que possui resolução da tela superior, principalmente se está pensando em utilizá-las para impressão e não apenas para passar para o celular do seu amigo.
Evite usar o zoom digital: O zoom digital parece ser um recurso muito útil, mas ele faz com que a foto perca muita resolução e ”pixele”. E você se lembra da dica sobre manter-se parado? Qualquer ”tremidinha” vira um grande borrão quando acionamos o zoom. ”Deixe para fazer o reenquadramento depois, usando programas no computador”, diz o professor do SENAC.
Tentativa e erro: A grande vantagem da câmera digital é que você pode tirar muitas fotos, ao contrário daquela limitação que havia antigamente do número de poses do rolo de filme. Então, abuse dessa vantagem, capte várias imagens e tente ser criativo nos ângulos.
Fique atento à composição: Uma regra muito simples, mas que pode ajudá-lo em qualquer foto, é nunca posicionar o objeto ou pessoa exatamente no meio do quadro. Na regra dos terços, dividimos a imagem em nove retângulos iguais: onde as linhas se encontram são os pontos de interesse. Se você tiver algum objeto ou pessoa que queira destacar, coloque-os nesses pontos. Na foto acima, por exemplo, repare que o rosto da mulher não está exatamente no centro da imagem.
Capriche nos retratos: Outra dica útil é que grande parte das fotos que tiramos são retratos. ”Existem quatro planos que funcionam bem: o famoso 3×4, que foca o rosto da pessoa; o meio plano, que pega a pessoa da cintura para cima; o plano americano, da coxa para cima; e por último, o plano inteiro, que abrange da cabeça aos pés”, explica Kulcsár.
Mantenha as lentes limpas: Os celulares passam muito tempo dentro de bolsos e bolsas e são manuseados a todo momento – fatalmente colocamos o dedo bem onde está a câmera. De vez em quando, lembre-se de limpar as lentes da câmera com um pano macio para tirar as marcas de digitais, isso pode melhorar a nitidez das fotos.
CRÉDITO: UOL Tecnologia
2 Comentários
eu achei mais ou menos não gostei muito mais tabom!
ResponderExcluirBjoss!!Fuiiiiiiii
Eu gostei do texto e o mais legal é que ensina perfeitamente como tirar uma boa foto com seu celular. Agradeço sua visita e desejo que volte sempre.
ResponderExcluirPara comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.