Header Ads Widget

Limoeiro, A Princesa do Capibaribe

Limoeiro, A Princesa do Capibaribe

De acordo com a velha lenda, Limoeiro foi uma aldeia de índios tupis, numa região com muitos limoeiros (pés de limão), o que justifica o nome da cidade. Na história da fundação de Limoeiro, a origem do seu nome foi graças a um padre com o nome de Ponciano Coelho, que teria chegado à região para catequizar os índios. Conta-se que um dia chegou para morar perto de Limoeiro, em Poço do Pau, um português que tinha por nome Alexandre Moura, trazendo consigo a imagem de Nossa Senhora da Apresentação, imagem essa que atraía os índios. Alexandre Moura construiu perto de sua residência uma igrejinha e colocou a imagem da referida Santa, que tinha missas celebradas pelo Pe. Ponciano Coelho, e organizando festas, sendo isso atração para as famílias que começaram a morar na localidade, ficando mais perto do movimento religioso.
Presume-se que o Pe. Ponciano Coelho fizera desaparecer a imagem de Nossa Senhora da Apresentação da Capela de Poço do Pau para Limoeiro, aldeia indígena onde hoje se ergue a torre da igreja Matriz, marco da fundação do povoado chamado Limoeiro de Nossa Senhora da Apresentação. Pode-se acreditar que a antiga aldeia de índios, hoje, Limoeiro, foi fundada pelos padres Manuel dos Santos e João Duarte do Sacramento, em 1711.
Administração
Seu prefeito atual é Ricardo Teobaldo (2009/2012). No poder legislativo, conta com 10 vereadores.
Vereadores
 
Joãozinho - Zé Nilton - Thiago Cavalcanti - Beto de Washigtom - Manoel do Sindicato - Daniel do Mercadinho - Juarez de Convales - Kiko Maciel - Zélia de Ribeiro do Mel - Dr. Sylvia


Fotos:Prefeitura Municipal de Limoeiro
Fonte:Wikipédia
Giro das Noticias
 

Postar um comentário

0 Comentários