
Antônio Rodrigues de Araújo - Toinho de Limoeiro
Patrimônio Cultural da cidade de Limoeiro
Nasceu no dia 09 de junho de 1949 no sitio Olho D’Água de Figueiras, em Malhadas - comunidade de Limoeiro na época – hoje Passira. Foi para o plano eterno no dia 05 de Abril de 2008. Filho de Oteliano Rodrigues de Araújo e Maria Ramos Barbosa.
Veio morar na cidade de Limoeiro com apenas um ano de idade; aos oito anos foi morar e aprender artes gráficas com seu tio Antônio Demétrio, pois sua mãe era lavadeira de roupas de seu tio que pediu para criá-lo e sua mãe aceitou. Toinho morou na casa de seu tio Antônio Demétrio em torno de três a quatro anos, mas ia quase todos os dias visitar sua mãe que residia na Vila da Paz.
Toinho casou-se com Sônia Maria de Andrade Araújo, com quem teve três filhos: Alexandro de Andrade Araújo (Sandro), Sandra Andrade e Kátia Maria de Andrade (Kátia Rodrigues). Esta, com o mesmo dom do pai, também é cantora, e das boas. Toinho também pode desfrutar do gostinho de se ter netas em casa, foi tão tal que surgiram duas lindas meninas: Brenda e Flavinha.
Ele começou sua carreira artística cantando seresta com Adalberto Moreira na Praça da Saudade, apresentado por Aníbal Veras. Essa arte de cantar já é um dom dado por Deus à família Rodrigues; seu pai Oteliano Rodrigues (Teté barbeiro) também tocava e cantava em cavalo marinho e cantava coco de roda, seu irmão José Rodrigues (Zé de Teté) também canta coco e é representante da cultura popular de nossa cidade.
Seguindo os passos de Toinho, sua filha Kátia Rodrigues também é cantora de grande expressão em nossa cidade e cidades vizinhas.
Em pleno 2010 surge o mais novo rebento artístico da família Rodrigues: seguindo a rama da família, eis que surge Pino Rodrigues, que também está cantando e em breve estará de Cd na Praça.
Toinho viveu para cantar e encantar corações. Ele gravou dois LPs, cinco CDs e um DVD. Sempre esteve presente em seus CDs participações ilustres do cenário musical pernambucano.
Toinho não morreu, continua vivo em nossos corações.
“TODO MAL QUE FIZ FOI TE AMAR”.
Toinho de Limoeiro
4 Comentários
toinho foi o primeiro e o unico que conquistou limoeiro e região suas musicas que marcarão sua vida toinho pra mim não foi só um amigo foi tanbem irmáo um patrão e um pai pra mim durante 6 anos que trabalhamos juntos levamos muitas alegria por esse pernanbuco de ponta a ponta.
ResponderExcluirtoinho que deus te ilumine e lhe de o descanço que mereçi.
ass; cicinho.( chico)
Cicinho, também concordo contigo. Toinho foi, é e sempre será o maior nome da cultura Limoeirense. Agradeço pela visita e seja sempre bem vindo.
ResponderExcluirTive a oportunidade de acompanhar alguns shows de Toinho de limoeiro e era um espetáculo na época.Eternas saudades.
ResponderExcluirRealmente ele fazia bons shows e todos o amavam
ResponderExcluirPara comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.