Header Ads Widget

LAURIVAN BARROS DE OLIVEIRA


Brasileiro, nascido em Bom Jardim, PE, em 29/03/1943.

Filho de Luiz Gonzaga de Oliveira e Maria de Lourdes Barros de Oliveira, iniciou seus estudos musicais aos dez anos de idade, quando estudou violão com seu pai - que era filho do maestro Levino Ferreira - e recebeu aulas de piano da Ir. Odila Maroja, supervisora das Beneditinas naquela cidade.

Estudou flauta transversal no Centro de Arte e Comunicação da UFPE com o professor Ítalo, cursando lá também Educação Artística Modalidade Música.

Aprofundou seu estudos musicais (teoria e solfejo) em um curso promovido pela Orquestra Sinfônica do Recife em 1978/79, numa iniciativa do maestro Guedes Peixoto.

Foi professor na Escola Municipal de Música "Levino Ferreira", na cidade de Limoeiro, PE, onde também foi regente da banda Musical do mesmo nome.

Participa das orquestras de alguns blocos carnavalescos na cidade do Recife.

Tem várias composições musicais, entre elas: Valsando em Recreio, Ladainha de Nossa Senhora, Quadrilha, Passando o Tempo (choro), Enquanto o Carnaval Não Passa (frevo canção), Somos foliões, Teimoso, e Vou de Bandolim, vencedora do Concurso Pernambucano "Música Hoje" realizado em Limoeiro em 1971 e gravado pela Banda Militar da cidade do Recife em "O Tema é Frevo nº 10".

Autor da música do Bloco Flor do Limão, em 2005; e participa do mesmo bloco como saxofonista.

Acompanha com sax o Bloco e Folia Dalva Torres, Bloco das Ilusões, Coral e Orquestra Edgar Moraes, e com flauta a seresta da Rádio Clube.

É autor dos Hinos das cidades de Limoeiro e João Alfredo, e das escolas São Luiz de Casinhas, Escola Fernando Passos, Escola Cônego Deusdedith, Bicentenário da Paróquia de Limoeiro, Escola Suzel Galiza, Escola Cônego Fernando Passos e Escola Morais e Silva.

Teve participação no Prêmio Pernambucano de "Música Hoje" em Goiana - PE.

É guitarrista do Conjunto Boa Noite Tupi, em Bom Jardim, guitarrista do grupo musical "Evoluritmo" e pianista do conjunto musical "Os Águias".

Participou na gravação do cd "Sete Dias da Semana", de Toinho de Limoeiro, tocando flauta transversal.

Nacionalidade: Brasileira

Naturalidade: Bom Jardim - PE

Data de Nascimento: 29/03/1943

Filiação: Luiz Gonzaga de Oliveira

Maria de Lourdes Barros de Oliveira

Iniciou seus estudos musicais em Bom Jardim, aos dez anos de idade, quando estudou violão com Luiz Gonzaga de Oliveira seu pai (que era filho do Maestro Levino Ferreira)

Recebeu aulas de piano da Ir. Ódila Maroja (Superiora das Beneditinas naquela cidade).

Estudou Flauta transversal no Centro de Arte e Comunicação da UFPE com o Professor Ítalo. Na UFPE cursou Educação Artística Modalidade Música

Aprofundou seus estudos musicais (teoria e solfejo) com os professores Severino Rivoredo, Dimas Sedícias, Ivanildo Maciel e o Maestro Mário Guedes Peixoto, em um curso promovido pela Orquestra Sinfônica do Recife em 1978/79 (iniciativa do maestro Guedes Peixoto).

Foi professor na Escola Municipal de Música "Levino Ferreira" na cidade de Limoeiro PE, onde também foi o regente da Banda Musical do mesmo nome.

Participa das orquestras de alguns blocos carnavalescos na cidade do Recife

FORMAÇÃO:

1950/1955 Grupo Escolar Raimundo Honório – Bom Jardim, da Rede Estadual

1956/1957 Instituto Santana – Colégio das Irmãs Beneditas de Bom Jardim

1958/1961 Ginásio de Bom Jardim - PE 2º Grau

1962/1964 escola Nossa Senhora de Fátima – Limoeiro-PE – Técnico em Contabilidade

1979 Orquestra Sinfônica do Recife – Curso de Extensão Musical Profissional, com os Profs. Dimas Sedícias, Ivanildo, Severino Rivoredo e o Maestro Mário Guedes Peixoto.

1982/1986 Universidade Federal de Pernambuco Recife –PE – Curso Superior em Educação Artística

COMPOSIÇÕES DIVERSAS:

-Valsando em Recreio, 30/05/1980

- Ladainha de Nossa Senhora, 20/05/1983

- Quadrilha, 11/06/1980

- Passando o Tempo (choro), 07/06/1980

- Enquanto o Carnaval não Passa (frevo canção), 13/02/1983

- Somos Foliões, 11/02/1983

- Teimoso, 01/01/1984

- “Vou de Bandolim”, Vendedora do Concurso Pernambucano “Música Hoje” realizado em Limoeiro-PE, 1981, e gravado pela Banda da Polícia Militar da Cidade do Recife em “O Tema é Frevo nº 10”

- Autor da música do Bloco Flor do Limão, em 2005, e participa do mesmo bloco como Saxofonista.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

1980/1995 Escola Padre Adauto Nicolau Pimentel – Limoeiro-PE – Professor de Música – por indicação do Professor Alexandre Nunes.

1981/1995 – Prefeitura Municipal do Limoeiro-PE – Professor de Música e regente da Banda Musical Levino Ferreira

PARTICIPAÇÃO EM BLOCOS CARNAVALESCOS:

Acompanhamento com Sax:

- Bloco em Folia Dalva Torres

- Bloco das Ilusões

- Coral e Orquestra Edgar Moraes

Acompanhamento com Flauta

- Seresta da Rádio Clube

COMPOSIÇÕES E PRÊMIOS RECEBIDOS:

- Participação do Prêmio Pernambuco Música Hoje/1982 em Goiana-PE

- Autor dos Hinos: da cidade de Limoeiro-PE – 1990; João Alfredo-PE – 1992; Escola São Luiz de Casinhas - PE; Escola Cônego Dusdethi 19/09/1982; Bicentenário da Paróquia de Limoeiro 20/08/1979; Escola Suzel Galiza 2001; Escola Cônego Fernando Passos; Hino da Escola Morais e Silva, Jubileu de Ouro, em 25/08/1990

PARTICIPAÇÃO EM CONJUNTOS MUSICAIS E GRAVAÇÃO DE CD:

- Guitarrista do Conjunto de Boite Tupi, em Bom Jardim - PE, fundado na década de 50, por iniciativa do Grande Músico Airton Lima Barbosa (in memoriam)

- Guitarrista do Conjunto Musical “Evoluritmo”, fundado pelo músico goianense Clóvis, na década de 60, residia em Limoeiro

- Pianista do Conjunto Musical “Os Águias”, do Ginásio de Limoeiro, na década de 60, com apoio do saudoso Padre Nicolau Pimentel, profundo admirados da música.

- Participação na gravação do CD “SETE DIAS DA SEMANA”, de Toinho de Limoeiro, em 1996, tocando Flauta Transversal.

Postar um comentário

0 Comentários