Header Ads Widget

Toinho de Limoeiro


Antônio Rodrigues de Araújo - Toinho de Limoeiro

Patrimônio Cultural da cidade de Limoeiro

Nasceu no dia 09 de junho de 1949 no sitio Olho D’Água de Figueiras, em Malhadas - comunidade de Limoeiro na época – hoje Passira. Foi para o plano eterno no dia 05 de Abril de 2008. Filho de Oteliano Rodrigues de Araújo e Maria Ramos Barbosa.

Veio morar na cidade de Limoeiro com apenas um ano de idade; aos oito anos foi morar e aprender artes gráficas com seu tio Antônio Demétrio, pois sua mãe era lavadeira de roupas de seu tio que pediu para criá-lo e sua mãe aceitou. Toinho morou na casa de seu tio Antônio Demétrio em torno de três a quatro anos, mas ia quase todos os dias visitar sua mãe que residia na Vila da Paz.

Toinho casou-se com Sônia Maria de Andrade Araújo, com quem teve três filhos: Alexandro de Andrade Araújo (Sandro), Sandra Andrade e Kátia Maria de Andrade (Kátia Rodrigues). Esta, com o mesmo dom do pai, também é cantora, e das boas. Toinho também pode desfrutar do gostinho de se ter netas em casa, foi tão tal que surgiram duas lindas meninas: Brenda e Flavinha.

Ele começou sua carreira artística cantando seresta com Adalberto Moreira na Praça da Saudade, apresentado por Aníbal Veras. Essa arte de cantar já é um dom dado por Deus à família Rodrigues; seu pai Oteliano Rodrigues (Teté barbeiro) também tocava e cantava em cavalo marinho e cantava coco de roda, seu irmão José Rodrigues (Zé de Teté) também canta coco e é representante da cultura popular de nossa cidade.

Seguindo os passos de Toinho, sua filha Kátia Rodrigues também é cantora de grande expressão em nossa cidade e cidades vizinhas.

Em pleno 2010 surge o mais novo rebento artístico da família Rodrigues: seguindo a rama da família, eis que surge Pino Rodrigues, que também está cantando e em breve estará de Cd na Praça.

Toinho viveu para cantar e encantar corações. Ele gravou dois LPs, cinco CDs e um DVD. Sempre esteve presente em seus CDs participações ilustres do cenário musical pernambucano.

Toinho não morreu, continua vivo em nossos corações.

“TODO MAL QUE FIZ FOI TE AMAR”.

Toinho de Limoeiro

Postar um comentário

4 Comentários

  1. toinho foi o primeiro e o unico que conquistou limoeiro e região suas musicas que marcarão sua vida toinho pra mim não foi só um amigo foi tanbem irmáo um patrão e um pai pra mim durante 6 anos que trabalhamos juntos levamos muitas alegria por esse pernanbuco de ponta a ponta.

    toinho que deus te ilumine e lhe de o descanço que mereçi.


    ass; cicinho.( chico)

    ResponderExcluir
  2. Cicinho, também concordo contigo. Toinho foi, é e sempre será o maior nome da cultura Limoeirense. Agradeço pela visita e seja sempre bem vindo.

    ResponderExcluir
  3. Tive a oportunidade de acompanhar alguns shows de Toinho de limoeiro e era um espetáculo na época.Eternas saudades.

    ResponderExcluir
  4. Realmente ele fazia bons shows e todos o amavam

    ResponderExcluir

Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.