Header Ads Widget

Lily Andrade


Maria José de Andrade Lima, carinhosamente conhecida por Lily, filha de Damásio de Andrade Lima e Maria Regina de Andrade. Nasceu no dia dezessete de abril de mil novecentos e trinta, no povoado do Cedro - Distrito de Limoeiro.

Desde criança, revelou uma personalidade marcante, destacando-se, entre seus oito irmãos, como uma verdadeira líder.

Sentindo necessidade de encaminhar os filhos para a escola, seus pais mudaram-se para Limoeiro, indo residir no Bairro da Pirauira.

A partir dos sete anos de idade, iniciou seus estudos em escolas particulares e públicas. Sua primeira professora foi Jael Chacon Ribeiro. Destacou-se como aluna exemplar, tirando as melhores notas; e como líder, sempre procurou ajudar os colegas, sobressaindo-se em tudo que fazia, devido a sua competência e organização. Aos 13 anos de idade, matriculou-se no Colégio Regina Coeli que muito a ajudou na formação do seu caráter, no ano de 1944, a fim de preparar-se para o ensino médio e, em seguida o curso Pedagógico e tornar-se uma grande EDUCADORA. Era esse o maior sonho de sua vida. Confessava ser fascinada pela EDUCAÇÃO. Sua professora do Admissão, que equivale a 5ª série hoje, foi Carminha Costa, a quem devotava uma grande admiração, por ser uma mestra preparada e vocacionada ao ponto de tomá-la como madrinha de Crisma. Formou-se professora no ano de 1949 e iniciou sua vida profissional na cidade de Taquaritinga do Norte, em 1950. Nomeada pela Secretaria de Educação de Pernambuco por influência do amigo e protetor Coronel Francisco Heráclio, a quem deve sua ascensão no campo educacional, lá permaneceu por apenas quatro meses, transferida para Cumaru assumiu a Escola Típica Rural desse distrito em setembro de 1950. Ali permaneceu até o ano de 1954, quando foi removida para Limoeiro.

Em 1971, pela força e liderança política do Coronel Chico, foi escolhida para ser a primeira diretora do Núcleo de Supervisão Pedagógica de Limoeiro, onde revelou com grande entusiasmo, seu ardente amor pela EDUCAÇÃO, contagiando seus funcionários, entre eles sua querida irmã, a professora Jandira de Andrade Lima e mais jovens professoras iniciantes. “Através do amigo na época, Deputado Estadual Luiz Heráclio, ajudou muitos professores a conquistar o primeiro emprego como professores educadores na Região de Abrangência de Núcleo.

Foram dezesseis anos dedicados de corpo e alma à educação do Vale do Capibaribe.

Lily, apesar de consumida pelo trabalho na Educação, ainda encontrava tempo para aprimorar seus conhecimentos. Cursando duas faculdades: A de Pedagogia na Universidade Católica do Recife e Direito em Caruaru. Foi o grande sustentáculo dos sobrinhos a quem amava como filhos, sendo considerada por eles a grande matriarca da família. Os grandes amores de sua vida: A educação, o Brasil, Limoeiro e o Santa Cruz Futebol Clube.

Deixou-nos o exemplo de autenticidade, amor ao próximo, determinação e crença nos princípios morais e religiosos.

Todos nos orgulhamos de você, Lily Andrade.

Postar um comentário

1 Comentários

Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.