Header Ads Widget

Padre Luis Cecchin


Nasceu em 11 de Dezembro de 1924, em Galliera Veneta, na Itália, filho de Anna Bolzon e Giovanni Cecchin, sendo o mais velho de cinco filhos daquela família.

Desde a infância demonstrava ser uma pessoa solidária, simples, inteligente e disposto a servir em casa, na paróquia... Onde se fizesse necessário.

Foi com este espírito desprendido que aos 13 anos recebeu o chamado de Deus para servir ao povo como Sacerdote, sendo ordenado em 16/06/1949.

Como sacerdote, testemunha sua fé, sendo exemplo de oração, de bondade, de justiça e doação. Mostra-nos que ser igreja hoje é colocar-se a serviço, comprometidos com Jesus Cristo: Caminho – Verdade e vida e como seu reino.

Respondeu ao chamado de Deus e ao apelo do Papa João XXIII e prontificou-se a servir à igreja na America Latina- Brasil.

Em 26/05/1969- Chegava a Limoeiro, de ônibus e em silêncio, para ser presença de Deus no meio do povo, onde permanece até os dias atuais. Com o mesmo empenho, anuncia Jesus Cristo, para que todos encontrem nele a salvação. Aqui em nossa cidade ele fez diversas realizações e uma das mais importantes foi o centro de Formação de Menores, que ensina uma profissão a diversos adolescentes carente de nossa Limoeiro. Ele também foi organizador e Incentivador das varias pastorais hoje existentes em nosso Município. A iniciativa de Padre Luigi Cecchin de implantar cursos profissionalizantes para os adolescentes tem contribuído de forma brilhante para gerar oportunidades de trabalho, emprego e renda para vários jovens. Além de proporcionar capacitação profissional, os cursos do Centro de Formação têm afastado a juventude da ociosidade e da violência, ao passo que ensina uma profissão. São diversos cursos oferecidos, dentre os quais: serralharia, tornearia-mecânica, marcenaria, serigrafia, iniciação à informática, corte e costura e eletrotécnica. O Centro se tornou um grande celeiro de talentos. Várias empresas da região privilegiam a contratação de profissionais capacitados no Centro de Formação, pois sabem da seriedade e competência daquela instituição de caridade.

O sucesso do assentamento Lajes oportunizou o atendimento a outras comunidades rurais, como Apara (2 hectares), Espinho Preto (30 hectares) e Cumbi (60 hectares) assentado 58 famílias e favorecendo as pessoas mais humildes que não dispunha de terras para cultivar. Ainda angariou recursos para viabilizar a construção de 65 cisternas no Sítio Salobro, em Limoeiro, e conseguiu efetuar convênio com o SENAI para a implantação de cursos para instrutores do Centro de Formação de Menores

Como podemos perceber, Padre Luigi Cecchin é uma pessoa destemida a lutar em prol dos mais humildes. Ele não se limitou em catequizar e propagar a palavra de Deus, foi além, pôs em prática os princípios cristãos de fraternidade, cooperação, compaixão e humildade para proporcionar melhores condições de vida às pessoas mais carente da localidade onde atua.

adaptado por Márcio Wanderley

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Todo limoeirense que se preza tem em mente e no coração a figura de Padre Luigi Cecchin, mais conhecido, em português, como Padre Luis. Nos últimos 100 anos é a maior perda que Limoeiro já teve. Pessoa incansável e sempre disposta a ajudar os mais carentes, desde o chamado de Deus prontificou-se a ser um mensageiro de esperança, de paz e de harmonia no seio da nossa comunidade. Que aqueles que ficaram consigam levar adiante o legado de Padre Luis, para que os mais jovens possam ter oportunidade dentro da sociedade. Nesta hora, temos certeza que nosso Padre Luis está intercedendo por nós junto a Deus Pai Todo Poderoso. Obrigado Padre Luis, por ter convivido conosco por mais de 40 anos. Obrigado Deus, por ternos agraciado com a presença impoluta de Padre Luis.
    Postado por Geovanine

    ResponderExcluir
  2. Todo limoeirense que se preza tem em mente e no coração a figura de Padre Luigi Cecchin, mais conhecido, em português, como Padre Luis. Nos últimos 100 anos é a maior perda que Limoeiro já teve. Pessoa incansável e sempre disposta a ajudar os mais carentes, desde o chamado de Deus prontificou-se a ser um mensageiro de esperança, de paz e de harmonia no seio da nossa comunidade. Que aqueles que ficaram consigam levar adiante o legado de Padre Luis, para que os mais jovens possam ter oportunidade dentro da sociedade. Nesta hora, temos certeza que nosso Padre Luis está intercedendo por nós junto a Deus Pai Todo Poderoso. Obrigado Padre Luis, por ter convivido conosco por mais de 40 anos. Obrigado Deus, por ter-nos agraciado com a presença impoluta de Padre Luis.
    Postado por Geovanine

    ResponderExcluir

Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.