Header Ads Widget

CORONEL CHICO HERÁCLIO


Francisco Heráclio do Rêgo, conhecido como Chico Heráclio, o Leão das Varjadas, nasceu em 3 de outubro de 1885 em terras na época pertencentes a Bom Jardim. Filho de uma família de 11 irmãos, Chico foi o único que não se formou, ainda assim fez trajetória brilhante na política e teve uma história como poucos.

Entrou para a vida pública moço, em 1922, com apoio do então prefeito de Limoeiro, Severino Pinheiro. Com a saída deste da prefeitura, Chico assumiu a liderança política do município e da região. Durante mais de quarenta anos foi a maior expressão política da região.

Era chegado a sentimentos extremos. Amava as mulheres e os amigos. Aos inimigos, fazia boletins com insultos que não podiam ao menos serem publicados. Teve grandes opositores, inclusive dentro de sua casa, como seu irmão Gerônimo Heráclio e o sobrinho Octaviano Heráclio Duarte, que também faz parte da história da cidade, destacando-se como maior empreendedor de todos os tempos.

Em seus anos de liderança política, Chico Heráclio foi responsável pelo abastecimento de água da cidade, aquisição da Mata do Sirigi entre outros. Vale ressaltar que numa época em que existia o voto de cabresto, todos os políticos apoiados pelo coronel ganhavam as eleições municipais. Chico Heráclio morreu aos 89 anos em 17 de dezembro de 1974. A notícia de sua morte foi transmitida em cadeia nacional.

Figura marcante do Coronelismo no Brasil, ficou conhecido nacionalmente quando o humorista Chico Anísio fez um personagem em sua homenagem, o "Coronel Limoeiro".

"Tudo passa, tudo desaparece, mas o que acontece, a gente nunca esquece".

Francisco Heráclio do Rego

Do livro "Chico Heráclio - O último coronel", de Reginaldo Heráclio, Recife, 1979. (Adaptado)

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Oi, amigo!
    Li a matéria sobre o Coronel Chico.
    Muito legal! Visitei hoje à tarde o casarão com o pessoal da Escola Estadual Pe. Nicolau Pimentel e fiz um documentário bem interessante! Depois te passo os links, se acaso quiser postar no seu blog fique à vontade.

    ResponderExcluir
  2. Ok! pode mandar amiga, valeu pela vista e volte sempre a este espaço que é tão seu como nosso.

    ResponderExcluir
  3. Ele é meu bisavó!!!
    Sou filho de João Heráclito do Rego, não registrado moro com meus avós por parte de mãe.

    ResponderExcluir
  4. Sou Limoerense da rua Alegria e lembro-me quando ele passeando passava de carro e íamos correndo atrás e gritavam os juntos "branca seu corobé". Acreditávamos que ele ia joga uma moeda.
    Não sei se isto aconteceu algum dia, mais que era uma festa da molecada era

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom amigo, todos que são de Limoeiro sempre tem uma história para contar do Coronel

      Excluir

Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.