Header Ads Widget

Moura Guerra


José Humberto de Moura Cavalcante, mais conhecido como Moura Guerra (Bom Jardim, 02 de fevereiro de 1922Limoeiro,07 de Novembro de 2008) foi um Agricultor e político brasileiro, que ganhou fama com a política e a agricultura de Limoeiro. Moura Guerra tornou-se um homem muito influente no meio da agricultura, plantando Cana de Açucar sempre soube se sobresair em meios as turbulencias no mercado de Cana de Açucar. Sempre teve presença marcante no município do Limoeiro, onde participou laboriosamente das atividades políticas e econômicas da Princesa do Capibaribe, José Humberto de Moura Cavalcanti, conhecido naquela cidade como Moura Guerra, viveu toda a sua vida em Limoeiro.

Homem bravo, esforçado, guerreiro, probo e amigo, sempre mereceu de todos uma admiração e um apreço, tanto por seu zelo para com sua família como também com os muitos amigos que o rodeavam e acima de tudo por sua solidariedade para com os que o procurava. Filho de Artur Guerra Cavalcanti e de Inácia de Moura Cavalcanti nasceu no Engenho Paraná, município do Bom Jardim. Foi o terceiro de uma família de seis filhos, vivendo toda a sua infância naquele Engenho. Começou sua vida escolar no Ginásio Padre Nicolau Pimentel, em Limoeiro, tendo terminado o primário e o curso ginasial. Em 1940, deu continuidade a seus estudos no Colégio Carneiro Leão, no Recife, terminando o científico, atual ensino médio, prestando em seguida o exame do pré-médico, o que corresponde hoje ao vestibular de Medicina, tendo sido devidamente aprovado.

Contudo, por decisão própria não cursou a Universidade, regressando ao município do Limoeiro, quando passou a trabalhar no Banco do Brasil, na Carteira de Crédito Rural. Atuou na área educacional limoeirense, exercendo as funções de fiscal da escola Ginásio Regina Coeli, mediante nomeação da Secretaria de Educação do Estado. Foi proprietário do primeiro posto de combustível do Limoeiro, dedicando-se também ao campo, sendo considerado um dos maiores agropecuarista e fornecedor de cana da região, atividade que exerceu até o final de sua vida, em terras do Engenho Paraná, na zona da Mata Norte do Estado, herança dos seus genitores. De tradicional família política, José Humberto era primo dos ex-governadores de Pernambuco Paulo Pessoa Guerra e de José Francisco de Moura Cavalcanti. Embora sendo bom articulador, nunca se interessou em disputar cargo eletivo, apesar de, por várias vezes, ter recebido propostas neste sentido.

Apaixonado por Limoeiro, Moura Guerra participava de toda vida política e econômica daquele município, considerado uma potência estadual. Como um dos mais progressistas centros agropecuários e importante Armazém comercial do Estado. Sua ligação com Limoeiro era muito intensa e forte pelas suas atividades no campo e pela contribuição ao desenvolvimento e progresso do município, como também no incentivo aos setores educacionais e culturais da sua estimada cidade, onde era presença constante em todos os eventos. José Humberto de Moura Cavalcanti, mais conhecido como Moura Guerra, cognome que lhe foi dado pelo Padre Nicolau Pimenta inspirado pelo sobrenome dos seus pais, foi casado com dona Ida Teobaldo de Azevedo Cavalcanti, teve dez filhos, sendo cinco homens e cinco mulheres: José Humberto de Moura Cavalcanti Filho, ex-deputado estadual, Carlos Roberto de Moura Cavalcanti, já falecido, José Artur Teobaldo Cavalcanti, Luis Antonio Teobaldo Cavalcanti, Ricardo Teobaldo Cavalcanti.

Também Eliane Maria Teobaldo Cavalcanti Lapenda, Elizabete Teobaldo Cavalcanti Marques, Maria de Fátima Teobaldo Cavalcanti Campelo, Maria do Socorro Teobaldo Cavalcanti e Maria de Jesus Teobaldo Cavalcanti Guerra. Sendo assim, nada mais justo do que denominar de José Humberto de Moura Cavalcanti (Moura Guerra), a Escola Técnica que será construída pelo Governo do Estado no município do Limoeiro, por tratar-se de pessoa de grande referência na história daquele município e exemplo de valoroso pernambucano de relevantes serviços prestados à população do Limoeiro.

Postar um comentário

0 Comentários