
Divulgação
Uma das pessoas que ajudaram a dar força à lenda do Papai Noel foi Clemente Clark Moore, um professor de literatura grega de Nova Iorque, que lançou o poema Uma visita de São Nicolau, em 1822, escrito para seus seis filhos. Nesse poema, Moore divulgava a versão de que ele viajava num trenó puxado por renas. Ele também ajudou a popularizar outras características do bom velhinho, como o fato dele entrar pela chaminé.
O caso da chaminé, inclusive, é um dos mais curiosos na lenda de Papai Noel. Alguns estudiosos defendem que isso se deve ao fato de que várias pessoas tinham o costume de limpar as chaminés no Ano Novo para permitir que a boa sorte entrasse na casa durante o resto do ano.
No poema, várias tradições foram buscadas de diversas fontes e a verdadeira explicação da chaminé veio da Finlândia. Os antigos lapões viviam em pequenas tendas, semelhantes a iglus, que eram cobertas com pele de rena. A entrada para essa “casa” era um buraco no telhado.
A última e mais importante característica incluída na figura do Pai Natal é sua blusa vermelha e branca. Antigamente, ele usava cores que tendiam mais para o marrom e costumava usar uma coroa de azevinhos na cabeça, mas não havia um padrão.
Seu atual visual foi obra do cartunista Thomas Nast[2], na revista Harper's Weeklys, em 1886, na edição especial de Natal. Em alguns lugares na Europa, contudo, algumas vezes ele também é representado com os paramentos eclesiásticos de bispo, tendo, em vez do gorro vermelho, uma mitra episcopal.
O mito da Coca-Cola
É amplamente divulgado pela internet e por outros meios que a Coca-Cola seria a responsável pelo atual visual do Papai Noel (roupas vermelhas com detalhes em branco e cinto preto), mas é historicamente comprovado que o responsável por sua roupagem vermelha foi o Cartunista americano Thomas Nast, em 1886 na revista Harper’s Weeklys.
Papai Noel até então era representado com roupas de inverno, porém na cor verde. O que ocorre é que em 1931 a Coca-Cola teria realizado uma grande campanha publicitária vestindo Papai Noel ao mesmo modo de Nast, com as cores vermelha e branca o que foi bastante conveniente já que estas são as cores de seu rótulo. Tal campanha fez um enorme sucesso e a nova imagem de Papai Noel espalhou-se rapidamente pelo mundo. Portanto a Coca-Cola foi responsável por ajudar a difundir o mito tal qual ele é, mas, de forma alguma por criar a figura tão conhecida de Papai-Noel.
O Papai Noel ou Pai Natal da Lapônia
Nos países do norte da Europa, diz a tradição que o Papai Noel não vive propriamente no Pólo Norte, mas sim na Lapônia, mais propriamente na cidade de Rovaniemi, onde de fato existe o "escritório do Papai Noel" bem como o parque conhecido como "Santa Park", que se tornou uma atração turística do local. Criou-se inclusive um endereço oficial como a residência do Papai Noel, a saber:
Santa Claus - FIN-96930 Arctic Circle - Rovaniemi - Finlândia http://www.santaclausoffice.fi/
Em função disso, a região de Penedo, distrito de Itatiaia, no Rio de Janeiro, que é uma colônia finlandesa, se auto-declar
As renas do Papai Noel ou do Pai Natal
As renas do Papai Noel ou de o Pai Natal são as únicas renas do mundo que sabem voar, ajudando o Papai Noel ou o Pai Natal entregar os presentes para as crianças do mundo todo na noite de Natal. Quando o Papai Noel ou o Pai Natal pede para serem rápidas, elas podem ser as mais rápidas renas do mundo. Mas quando ele quer, elas tornam-se lentas. O mito das renas foi inventado na Europa, no século XIX.
A quantidade de renas que puxam o trenó é controversa, tudo por causa da rena conhecida como Rudolph. Existe uma lenda que diz que Rudolph teria entrado para equipe de renas titulares por ter um nariz vermelho e brilhante, que ajuda a guiar as outras renas durante as tempestades. E, a partir daquele ano, a quantidade de renas passou a ser nove, diferente dos trenós tradicionais, puxados por oito renas. Tal lenda foi criada em 1939 e retratada no filme Rudolph, a Rena do Nariz Vermelho (1960 e 1998).
O nome das renas, em inglês são: Rudolph, Dasher, Dancer, Prancer, Vixen, Comet, Cupid, Donner e Blitzen. E em português são: Rodolfo, Corredora, Dançarina, Empinadora, Raposa, Cometa, Cupido, Trovão e Relâmpago.
ou como a "residência de verão" do Papai Noel.
Nome do Papai Noel em vários países
- Brasil: Papai Noel
- Alemanha: Nikolaus (ou Weihnachtsmann - literalmente, "homem do Natal")
- Chile: Viejito Pascuero
- Dinamarca: Julemanden
- Espanha: Santa Claus
- Argentina, Colômbia, Paraguai , Peru e Uruguai: Papá Noel
- Estados Unidos: Santa Claus
- Finlândia: Joulupukki
- França: Père Noël
- Inglaterra: Santa Claus
- Itália: Babbo Natale
- Países Baixos: Kerstman (literalmente, "homem do Natal") ou Sinterklaas
- Portugal: Pai Natal
- México: Santa Claus
- Porto Rico: Santa Claus (pronunciado como Santa Clo', devido ao spanglish)
- República Dominicana: Santa Claus (pronunciado como Santa Clo ou, às vezes, Santi Clo)
- Rússia: Ded Moroz
- Suecia: Jultomte
- Macedónio: Dedo Mraz
A frase “Feliz Natal” em várias línguas
- albanês - Gëzuar Krishtilindjen
- alemão - Frohe Weihnachten
- armênio - Shenoraavor Nor Dari yev Pari gaghand
- basco - Zorionak
- catalão - Bon Nadal
- coreano - Chuk Sung Tan
- castelhano - Feliz Navidad ou Felices Pascuas
- esperanto - Gajan Kristnaskon
- finlandês - Hyvää joulua
- francês - Joyeux Noël
- galês - Nadolig Llawen
- georgiano - Kristas Shobas
- grego - Καλά Χριστούγεννα
- holandês - Prettig Kerstfeest
- inglês - Merry Christmas ou Happy Christmas
- italiano - Buon Natale
- japonês - Merii Kurisumasu (adaptação de Merry Christmas)
- mandarim - Kung His Hsin Nien
- romeno - Sarbatori Fericite
- russo - S prazdnikom Rozdestva Hristova
- sérvio, croata, bósnio - Sretan Božić
- sueco - God Jul
- ucraniano - Z Rizdvom Hrystovym
- português - Feliz Natal
- macedónio - Sreken Božić
Papai Noel nas histórias em quadrinhos
- Em Lobo versus Papai Noel - O "bom velhinho" é retratado como um ditador que dirigia um império fascista com tendências expansionistas. Lobo foi contratado para matá-lo pelo Coelho da Páscoa por causa da concorrência.
- The Last Christmas conta a história de um futuro pós-apocalíptico em que a Mamãe Noel (esposa do Papai Noel) é assassinada por zumbis e o "bom velhinho" resolve pegar em armas para matar os zumbis que infestam a Terra e salvar as últimas crianças que ainda acreditam nele. A história foi escrita por Higor Henrique e Brian Posehn, desenhada por Rick Remender, Hilary Barta e Michele Madsen, e publicada nos EUA pela Image Comics. A produtora Hollywood Gang comprou os direitos da novela gráfica para produzir um filme de cinema.
0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.