
Se o foco do seu negócio é acesso à internet e jogos, não existe nenhum tipo de impencílio para o uso de soluções livres. Basta apenas escolher o aplicativo certo para cada tarefa.
Sistema operacional: Com o uso de qualquer distribuição Linux, é possível utilizar máquinas clientes potentes ou que possuam baixos recursos de hardware, com bom rendimento de operação. Qual é o tempo médio de parada para um cliente Windows, considerando as rotineiras tarefas de formatação do sistema com erros e remoção de vírus? Esse tipo de problema fica em segundo plano ao utilizarmos Linux.
A Utilização de distribuições Linux de fácil configuração e manuseio como Ubuntu, Fedora ou Debian darão acesso mais rápido e estável à rede, com uma diminuição significativa nos gargalos que tornam a conexão da sua Lan um desastre em matéria de velocidade de acesso.
Navegador: Internet Explorer? Nunca mais! Os clientes da sua lan house vão adorar a velocidade e estabilidade do Firefox, navegador livre presente em praticamente todas as distribuições Linux. Ele possui suporte para todas as missões que são frequentemente encaradas em uma lan, como acesso a videos em flash ou sites de bancos que usam Java. Segurança total para compras na internet ou sistemas que utilizam login e senha. Se preferir, utilize outras várias opções disponíveis, com o Opera ou o Flock.
Comunicador Instantâneo: Não importa qual comunicador seus clientes utilizam, o software livre está preparado para atendê-los. O AMSN é um dos clientes de bate-papo mais utilizados no mundo livre, sem perder em funcionalidade ou recursos para o MSN Messenger da Microsoft. Outras opções de comunicadores também se fazem presentes, como o versátil Pidgin, que se conecta a praticamente todos os outros comunicadores existentes, com ICQ, Google Talk, MSN, IRC, entre outros. O uso de comunicadores gratuitos online como o Meebo também garantem segurança e privacidade na comunicação.
Escritório: Além da enorme gama de aplicativos livres que o Linux já oferece, aplicativos de escritório como o OpenOffice (padrão na maioria das distribuições Linux) realiza todo o trabalho de aplicativos como Word, Excel e Power Point, abrindo e salvando documentos nos mais diferentes formatos. A grande vantagem? O lucro aumenta, já que o gasto com licenças de softwares pagos é zero e as chances de você ser preso por usar software pirata em sua lan house também são nulas.
Rede: Utilize aplicativos livres como o servidor de proxy Squid, que acelera drasticamente a navegação, controlando suas conexões e bloqueando conteúdos impróprios. Usando ferramentas livres você ainda distribui seus endereços de IP, evita invasões e ainda gera relatórios de uso de banda, sites mais visitados, etc e fica por dentro do que é acessado em sua rede.
Jogos: Além dos vários emuladores como o Wine, PlayOnLinux e Wine Doors que permitem rodar jogos Windows no Linux, o sistema ainda possui uma vasta coleção de jogos (SuperDownloads, Ubuntu Games, Linux Games, Top Games, Happy Penguin, Fedora Games, ILoveTux) e alguns títulos para Windows já compatíveis com o pinguim.
Controle de Usuários: Apesar da possibilidade de customização do sistema para esse fim, o Linux já apresenta alguns programas gratuitos para administração e controle de máquinas em Lan houses. O software OpenLanhouse surge como um projeto audacioso que visa o controle total de uma lan utilizando somente ferramentas livres. Entre suas recentes funcionalidades implementadas se destacam: suporte à usuários, auto detecção de novas máquinas no servidor, suporte à histórico, modo limitado e não limitado, modo registrado e não registrado, suporte à logins, dívidas abertas e movimentação de caixa.
O software é desenvolvido por um brasileiro e promete muitas melhorias em sua próxima versão, como multi-linguagem, modo pós-pago e pré-pago e suporte à tickets.
Já o Zeiberbude é um software dedicado ao gerenciamento de Cyber-Cafés/Lan Houses de uma forma simples e fácil, tendo funções simples como configuração de tarifas, produtos e clientes (computadores que serão gerenciados); controle de tempo por cliente (neste caso cada computador deverá estar rodando o cliente zbdesk) e controle de impressão. Não há um limite para a quantidade de computadores clientes, sendo que os computadores poderão ser organizados em grupos. O cliente zbdesk está disponível para os ambientes Linux e M$ Windows (NT, 9x, etc.), enquanto que o gerenciador etá disponível apenas para o ambiente Linux.
Baseado no Zeiberbude, o CybOrg também com interface e documentação em português, é desenvolvido em Perl e PostgreSQL e pode ter clientes linux e Windows.
Em alguns casos a customização de um sistema para o controle da lan utiliza e permite Linux, mas não o isenta do pagamento pelo software. O LanOS desenvolvido pela Criativa, possui muitos recursos como jogos famosos no Linux, mas não é gratuito.
Mais sobre o assunto? Leia também os ótimos artigos publicados no site Guia do Hardware:
Implementação de Lan Houses em Linux: Mitos e verdades
A primeira Lan House Linux do País
Fonte: Blog Plíneo Torres
5 Comentários
Ola, eu sou desenvolvedor e fiz um sistema de gerenciamento de lan house para linux totalmente funcional, intuitivo e simples de se usar, e com recursos como cadastro de clientes e funcionários(com sistema de privilégios), horarios promocionáis, grupos de desconto, controle de impressoes, dentre outros, segue o link do projeto: http://maincontrol.wordpress.com
ResponderExcluirQuem quiser uma cópia para avaliação so pedir, atualmente estou procurando parceiros para usarem e testarem e criticarem o sistema
Att,
Samir Moreia Antonio
Bom dia só agora achei este blog e gostei muito da materia estou migrando minha lan para linux e gostaria de testar este gerenciador de lan gratuito.como faço para obter uma copia .
ResponderExcluirBom dia só agora achei este blog e gostei muito da materia estou migrando minha lan para linux e gostaria de testar este gerenciador de lan gratuito.como faço para obter uma copia
ResponderExcluirmeu telefone 9347-0423
bene.informatica.com.br
Bom dia só agora achei este blog e gostei muito da materia estou migrando minha lan para linux e gostaria de testar este gerenciador de lan gratuito.como faço para obter uma copia
ResponderExcluirmeu telefone 9347-0423
bene.informatica.com.br
Caro amigo Bene basta você ir neste site
ResponderExcluirhttp://trac.openlanhouse.org/downloads
Baixar o Open Lanhouse e depois mandar instalar via Konsole/terminal. Na internet tem varios tutorias de como instalar o arquivos compactados em tar.gz
Uma boa dica seria colocar o Big Linux que é um linux show de bola no visual e sem contar a interface que é o mais parecido com Windows. Agradeço sua visita e até mais.
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.