Header Ads Widget

Limoeiro-PE "Minha cidade"

História
De acordo com a velha lenda, Limoeiro foi uma aldeia de índios tupis, numa região com muitos limoeiros (pés de limões), o que justifica o nome da cidade. A história da fundação de Limoeiro e a origem do seu nome, foi graças a um padre com o nome de Ponciano Coelho que teria chegado na região para catequizar os índios, conta-se que um dia chegou para morar perto de Limoeiro em Poço do Pau, um português que tinha por nome Alexandre Moura, trazendo consigo a imagem de Nossa Senhora da Apresentação, imagem essa que atraía aos índios. Alexandre Moura construiu perto de sua residência uma igrejinha e colocou a imagem da dita Santa, celebrando missas pelo Pe. Ponciano Coelho, organizando festas, sendo isso atração para as famílias que começaram a morar na localidade, ficando mais perto do movimento religioso.
Presume-se que o Pe. Ponciano Coelho fizera desaparecer a imagem de Nossa Senhora da Apresentação da Capela de Poço do Pau para Limoeiro, aldeia indígena onde hoje se ergue a torre da igreja Matriz, marco da fundação do povoado chamado: Limoeiro de Nossa Senhora da Apresentação. Pode-se acreditar que a antiga aldeia de índios, hoje, Limoeiro, foi fundada pelos padres Manuel dos Santos e João Duarte do Sacramento, em 1711.
De acordo com o escritor limoeirense Antônio de Souza Vilaça: “Poder-se-ia dar guarida à lenda do Pe. Ponciano anteriormente contada, contudo se sabe que antes disso, ao aldeamento já se dera o nome de Limoeiro. Talvez o Pe. João Duarte do Sacramento ou o Pe. Manuel dos Santos, os primeiros que cuidaram da catequese, sejam os responsáveis pelo sugestivo nome. Entretanto, consta de Velho documento que o Conde Maurício de Nassau ao relacionar as aldeias de sua jurisdição, Limoeiro, encabeçava a lista”. (VILAÇA, 1972:11).
Em 1752, o Pe. Ponciano Coelho, recebeu a carta de Sesmaria, e Limoeiro cresceu deixando de ser aldeia de índios. “No dia 6 de abril de 1893, Limoeiro passou a cidade, como cidade a mesma teve seu primeiro prefeito Antônio José Pestana, seu primeiro Vigário Pe. Bartolomeu da Rocha. Neste dia se comemora a Emancipação Política de Limoeiro”.
Geografia


Igreja Matriz
Localiza-se a uma latitude 07º52'29" sul e a uma longitude 35º27'01" oeste, estando a uma altitude de 138 metros. Sua população estimada em 2004 era de 57.072 habitantes.
Possui uma área de 277,54 km².
Clima: tropical subúmido
Vegetação: pau d’arco


Hidrografia
Limoeiro é banhada pelo rio Capibaribe, rio esse que nasce no município de Poção, na Serra do Jacarandá e despeja suas águas no oceano Atlântico, com uma bacia hidrográfica que ocupa uma área de 7.716 km².


Cultura
Sua comida típica é caracterizada pela pamonha, canjica, munguzá, milho assado e cozido. A população de Limoeiro se veste com roupas leves coerente com o seu clima.
No dia 10 de fevereiro de 2007, foi a ruas de Limoeiro o bloco MAIS UM da rua Otacilio Fernando de Lima.
O segundo sábado do mês de fevereiro, desde 2006, tornou-se o dia do desfile do Bloco Lírico FLOR DO LIMOEIRO, bloco de pau e corda que se caracteriza pela beleza de suas fantasias e pela animação de seus integrantes.
Saúde
Conta com o Hospital Regional José Fernandes Salsa, Casa de Saúde e Maternidade de Limoeiro (Nova Imagem), Posto de Saúde Municipal e outros Postos e Consultórios Particulares.


Educação
No que diz respeito à Educação a Cidade possui Escolas Particulares, Estaduais e Municipais, Dre do Vale do Capibaribe e a Faculdade de Ciências da Administração de Limoeiro-FACAL.
Das escolas públicas de Limoeiro, destaca-se a Escola ProfªJandira de Andrade Lima (antigo CERU), considerada uma das melhores escolas públicas do Brasil




Esportes
Na recreação e desporto: AABB, Colombo Sport Club, Centro Limoeirense, Clube de Campo, Clube dos Motoristas.


Religião
Sua religião varia entre Católica, evangélica, espírita e ubandista. Sua festa de destaque é a de São Sebastião sempre no mês de janeiro. Principais atividades econômicas: extrativismo, agricultura, pecuária, indústria, artesanato e comércio.


Transporte
O transporte que transita: ônibus das empresas: Borborema, 1002, Itapemirim, etc.
Administração
Seu prefeito atual é: Luiz Raimundo de Medeiros Duarte, (2004/2008) no poder executivo e no poder legislativo conta com 15 vereadores.
Os símbolos da cidade de Limoeiro são: A bandeira, hino e o brasão.


Filhos famosos
Austro Costa - escritor, Irmã Gabrielle Andash – freira, Cônego Fernando Passos – Padre José Barbosa de Souza – escritor, Antônio de Souza Vilaça – escritor, Octaviano Heráclio Duarte (falecido) grande industrial, Padre Adauto Nicolau Pimentel – fundador do Ginásio de Limoeiro, Antônio Fabrício de Araújo Pereira (Monsenhor Fabrício)- educador.
Outra personalidade de destaque em Limoeiro foi o polémico "coronel" Francisco Heráclio do Rêgo, homem de ações antidemocráticas e idéias populistas.
O escritor paraibano Ariano Vilar Suassuna é o criador da Bandeira de Limoeiro.


Site Oficial
O Site da Cidade foi desenvolvido no ano de 2007 e lançado no dia 7 de setembro. http://www.limoeiro.pe.gov.br/


Referências bibliográficas
João Batista Cavalcanti O coronelismo em Pernambuco: O exemplo de Chico Heráclio. Monografia apresentada no ano de 2002 ao Curso de Pós-Graduação em Ensino de História da Universidade Federal Rural de Pernambuco como requisito parcial para obtenção do grau de Especialização em História (licença GPL). Capítulo 3.1.




Fonte: Wikipédia

Postar um comentário

17 Comentários

  1. Materia muito interessante. Gostaria de saber se alguem em limoeiro poderia me ajudar com uma investigação. Um amigo meu assassinado ai em 2004 e não sei como obter informações sob a investigação

    ResponderExcluir
  2. Dê informais mais concretas, tipo nome da pessoa, onde morava e nome dos pais.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por responder tão rápido.
    O nome dele era Fabio Barbosa de Almeida, Apelido era Tulinha. Morava no loteamento Santo Antonio e seus pais moravam no COHAB Velha.
    Era casado e tinha dois filhos porem não sei o nome deles, O irmão mais velho dele tinha o apelida de Neto. Quando foi assassinado trabalhava na "Sonho Real" era segurança. E trabalhou durante muitos anos como motorista de Kombi.
    O que mais me intriga é que nunca chamaram ninguém da família para depor e depois começou a rolar uma historia de que foi crime por causa de mulher, sinto que isso é mentira. Quem fez isso sabia matar. Ele foi assassinado com mais de 10 tiros, porem não lembro com exatidão a data. Foi entre junho e julho de 2004, se não me engano foi dia 3 de julho.
    Meu caro so uma recomendação, pela forma como tudo sumiu e o caso parou de repente, desconfio que possa haver um força por de trás disso. Tomé cuidado.
    Gostaria de lavar a verdade aos filhos dele. Estarei procurando por eles e assim que eu tiver novidades lhe informo.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Correção: a data do crime foi 4 março de 2005

    ResponderExcluir
  5. Ivan, blz contigo. Olha Tulinha eu conheci de Perto, moro na COHAB e convivi muitos anos com ele, conheço de perto a historia. Os pais dele estão mais conformados, moram na mesma rua que eu. Dos irmãos dele o único que ainda vive com a mãe é Carlos, conhecido como Di. Não tenho noticias do processo e espero não me meter neste caso. Agradeço a sua visita e até mais.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado meu caro.
    É bom saber que todos estão bem.
    Valeu assim mesmo

    ResponderExcluir
  7. Então cara, se precisar de mim estarei sempre as ordens.

    ResponderExcluir
  8. Não amigo, caso saiba de mais coisa volto a te comunicar.

    ResponderExcluir
  9. Oi sou enfermeira mor no RJ e gostaria de fazer esse concurso que foi aberto. Gostaria que vc me informasse como faço para chegar até ai, avião , ônibus et.

    bjs , e desde já te agradeço

    ResponderExcluir
  10. Ola amiga enfermeira, para chegar a Limoeiro você teria duas maneiras. 1ª Ônibus para Limoeiro ( Itapemirim) ou Avião para o Recife e de lá ônibus ou táxi. Agradeço sua honrosa visita e volte sempre.

    ResponderExcluir
  11. por favor gostaria so de uma informaçao, esse fabio conhecido como tulinha que foi falado aqui,e o mesmo que vendia calçados na feira de limoeiro,espero que nao seja mas se for me respondam ele foi uma pessoa que conheci muito e ate namoramos na epoca eu morava na cidade de feira nova.

    ResponderExcluir
  12. Nilda, creio eu que seja ele. Ele vendia calçados com seu Pai Zezinho e fazia feiras por Limoeiro e muitas cidades aqui por perto.
    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  13. marcio, agradeço sua atenção em mi responder com tanta rapidez,por favor gostaria de lhe pedir que se possivel transmitisse a mãe dele meus sentimentos,pois faz muito tempo que a conheci mas gostava muito dela namorei com ele no ano de 1994,na epoca eu morava em feira nova e foi la que o conheci. sempre lembrei dele com muito carinho,pois foi meu 1 namorado,não sei se a mãe dele ira lembrar de mim. mas diga a ela que meu maior desejo era um dia ve-lo, infelizmente não foi possivel. mas nunca o esquecerei. mas uma vez obrigado por sua atenção.e é com muita tristeza que mi despeço.

    ResponderExcluir
  14. ainda estou perplexa com o que soube,pois quando postei o nome dele na net esperava saber boas noticias,contudo que DEUS de a ele um bom lugar.

    ResponderExcluir
  15. Ok amiga Nilda, eu transmitirei seu recado aos familiares dele. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  16. Sou de Limoeiro e moro atualmente em Salvador. Gostaria de saber se alguém tem aguns planfletos da política da época do coronel Chico, que eram destribuidos na feira aos sábado. Esses planfletos seria um esce lentes registros políticos da época.

    ResponderExcluir

Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.