- Veículos tradicionais como TV e jornais impressos são considerados fontes mais confiáveis e mais capazes de combater informações falsas, em meio ao consumo digital massivo
- Embora 69% dos brasileiros estejam preocupados com a possível reprodução de preconceitos pela IA, 68% estão cientes de sua utilidade para a redação de textos, 73% para criação ou edição de imagens e 24% para agricultura e pecuária
Cerca de 89% dos brasileiros entrevistados (acima da média global de 84%) consideram o jornalismo fundamental para combater fake news, de acordo com o ‘Global MARCO New Consumer Report 2024’. Realizada pela agência de comunicação MARCO em parceria com a Cint, empresa pioneira em tecnologia de pesquisa, a terceira edição do estudo reúne um panorama de opiniões e emoções a partir da visão de mais de 7.300 pessoas em 11 países.
![]() |
Considerando a média ponderada dos 11 países envolvidos no estudo, a TV tem a maior pontuação entre as fontes de informação mais confiáveis (fonte: Global MARCO New Consumer Report 2024 |
“Apesar do crescimento explosivo das redes sociais, o jornalismo ‘tradicional’ continua sendo um pilar na busca por informações confiáveis. Para marcas e organizações que buscam prosperar, construir uma presença estratégica no mercado por meio do relacionamento com a imprensa não é apenas uma opção – mas sim algo essencial para sobreviver em um ambiente tão dinâmico”, afirma Juan Manuel Dortez, Diretor Multimercado da MARCO. “À medida que a desinformação se prolifera no ambiente online, o jornalismo tradicional se mantém como uma linha de defesa importante contra as fake news. Investir em atividades de RP não se trata apenas de gerar visibilidade para a marca, mas também de alinhar-se a canais de mídia que reforçam sua credibilidade e confiança”, complementa.
Informação é poder
Quando questionados sobre a credibilidade de jornalistas e influenciadores como fontes de informação, 72% dos brasileiros responderam que é mais provável acreditar em um jornalista. No entanto, cerca de 20% indicaram acreditar igualmente tanto em jornalistas quanto em influenciadores. A preferência pela imprensa tradicional se manteve entre todos os países pesquisados, com Portugal (83%), Espanha (73%) e Brasil (72%) se destacando por priorizarem jornalistas em relação a outras fontes.
Seguindo essa tendência, 89% dos brasileiros (acima da média global) acreditam que as fake news são combatidas por meio do jornalismo. Essa convicção é novamente observada em diferentes localidades, sendo que 87% dos entrevistados nas Américas defendem essa percepção, acima dos 82% na Europa e dos 79% na África.
O poder persuasivo de um influenciador
Em relação ao poder que um influenciador pode ter na jornada do consumidor, 58% dos entrevistados no Brasil confirmam já terem feito compras seguindo a recomendação de um criador de conteúdo na internet. Ao analisar os diferentes continentes, os consumidores que vivem na África (56%) e nas Américas (53%) são os mais propensos a serem induzidos a comprar por recomendação de um influenciador, bem acima dos que moram na Europa (37%).
Marrocos e Brasil (58%), África do Sul (53%), México e Estados Unidos (51%) e Espanha (45%) são os países mais propensos a comprar algo com base na recomendação de um influenciador. Na Europa, a Espanha (45%) é o país mais propenso a fazer isso. Por outro lado, os países pesquisados que mostraram menos disposição para tomar uma decisão de compra sob a influência de um criador de conteúdo são França (32%), Alemanha (32%) e Reino Unido (35%).
Metodologia
A pesquisa teve como objetivo explorar e analisar as atitudes e a conscientização dos consumidores em 11 mercados-chave. O período de pesquisa abrangeu de dezembro de 2023 a janeiro de 2024, proporcionando uma visão abrangente das opiniões contemporâneas sobre tópicos globais.
A pesquisa envolveu uma amostra diversificada de mais de 7.300 participantes, representando países com diversidades culturais, econômicas e tecnológicas. Os mercados pesquisados incluíram Brasil, França, Alemanha, Itália, México, Marrocos, Portugal, África do Sul, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos. Essa seleção diversificada teve como objetivo capturar uma compreensão holística do comportamento global do consumidor.
A terceira edição do ‘Global MARCO New Consumer Report’ também se aprofundou nas atitudes em relação à flexibilidade na rotina profissional, ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional e às preferências por diferentes configurações de trabalho, tornando as descobertas uma exploração pioneira sobre os sentimentos em evolução a respeito da cultura do trabalho.
Um questionário estruturado foi projetado para abranger diversos aspectos do consumo de mídia, compromisso com as marcas, aplicações de IA, sustentabilidade e cultura de trabalho. Os participantes foram convidados a responder a perguntas fechadas e abertas, permitindo análises quantitativas e qualitativas.
O relatório completo do estudo, realizado pelo departamento de pesquisa da MARCO em colaboração com a CINT, pode ser consultado em http://themarcosurvey.com/
Sobre a Marco
|
A MARCO é uma agência global de comunicação independente com sede em Madri e com as melhores avaliações de clientes entre grandes agências, de acordo com o relatório PR SCOPE 2023*.
Especializada na construção de marcas e gestão de reputação, a agência é liderada por Noelia Cruzado e Diana Vall, co-CEOs da MARCO. Formada por uma equipe de cerca de 200 consultores, a agência possui escritórios próprios em Madri, Barcelona, Lisboa, Paris, Bruxelas, Milão, Berlim, Munique, Londres, Miami, Cidade do México, São Paulo, Casablanca, Joanesburgo, Abidjan e Nairóbi, além de escritórios afiliados da MSL em mais de 100 mercados.
A MARCO é pioneira em apresentar os novos paradigmas da comunicação, que consistem em transcender fronteiras já defasadas. Por essa razão, a MARCO é a primeira agência de comunicação a produzir uma docussérie. Intitulada "The New Frontiers of Communication", a produção está disponível no Amazon Prime Video e no próprio website da agência. A docussérie é baseada na metodologia patenteada da MARCO, denominada TFCOM® (Transcending Communication Frontiers).
A MARCO adquiriu a revista Ejecutivos e relançou o site Ejecutivos.es com o objetivo de posicioná-lo como o principal meio online de referência em espanhol no setor econômico e empresarial na Espanha e na América Latina. Recentemente, a MARCO também adquiriu a produtora Carmela, fortalecendo sua capacidade de produzir comerciais publicitários de nível mundial e vídeos para conteúdo de marca.
O fundador e presidente executivo da MARCO, Didier Lagae, foi Gerente Geral Adjunto da Edelman, Chefe de Gestão de Reputação para EMEA da Weber Shandwick, Gerente de Comunicações Externas para EMEA da Levi's e Global Head of Communications da The Body Shop. Em 2019, Didier Lagae foi nomeado profissional de PR Europeu e Global do Ano pela PRWeek e pelos Stevie Awards, respectivamente, coincidindo com a publicação de seu livro ‘Country Brand, a Branded Country’. Didier é também um líder climático, sendo membro do The Climate Reality Project, liderado por Al Gore.
*PR Scope 2023 - categoria de consultorias com mais de 15 clientes participando da vitrine.
Sobre a Cint
A Cint é pioneira em Pesquisa Tecnológica (ResTech). Sua plataforma The Cint Exchange representa o maior mercado de amostras do mundo para pesquisas de mercado digitais. Seus clientes usam o Cint Exchange para postar perguntas de pesquisa e obter respostas de mais de 300 milhões de pessoas em 130 países, que consentiram em compartilhar suas opiniões, motivações e comportamentos mediante pagamento. Eles então usam essas respostas para construir estratégias de negócios, publicar pesquisas de forma confidencial, medir com precisão o impacto da publicidade digital e muito mais. A Cint está alimentando a curiosidade do mundo.
A Cint Group AB (empresa de capital aberto), listada na Nasdaq Stockholm (STO: CINT), tem uma força de trabalho global de mais de 1.000 pessoas. A Cint possui escritórios em Estocolmo, Londres, Nova York, Japão, Nova Orleans, Singapura, Gurgaon e Sydney, entre outros locais.
0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.