Centro de Informação e Assistência Toxicológica atende população em geral e profissionais de saúde 24h por dia pelo telefone 0800.722.6001
As intoxicações de diversos tipos são uma realidade e muitas vezes quem as vivencia não sabe como proceder. Seja uma picada de animais peçonhentos como escorpiões, cobras ou aranhas, seja a exposição a um produto tóxico, como raticidas ou agrotóxicos, drogas ou mesmo de medicamentos, lidar com a situação pode ser desafiador.
A população de Pernambuco tem à disposição um serviço gratuito que funciona 24h para dar orientações que salvam vidas a quem passa por uma situação de intoxicação ou precisa socorrer alguém. O Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Pernambuco (CIATox-PE) funciona sem descanso e pode ser consultado por todas as pessoas pelo número 0800.722.6001. "O CIATox funciona em regime de plantão permanente", reforça o coordenador do Centro, Rodrigo Patriota.
"Atendemos tanto a população em geral quanto os profissionais da saúde, que podem ter indicações sobre quais procedimentos tomarem para cada tipo de intoxicação e também de quais são as unidades de saúde de referência para casos mais graves, que precisem de soro", explica Patriota. Além da assistência direta no atendimento, o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Pernambuco desenvolve atividades de ensino e pesquisa através de parcerias com diferentes instituições.
Criado em Pernambuco em 1992, o centro é fruto do reconhecimento do problema das intoxicações e a necessidade de meios especializados para tratá-las, assim como a existência de um núcleo de profissionais de saúde dedicados à toxicologia humana. A equipe é formada por médicos, biólogos, enfermeiros residentes e acadêmicos, que somam seus conhecimentos para oferecer o melhor encaminhamento e tratamento para cada caso. No Brasil, são ao todo 32 centros, em 19 Estados, ligados à rede de urgência e emergência do SUS.
"Sempre em caso de intoxicações e envenenamentos, orientamos nas diversas medidas emergenciais. Não esqueça: 0800 722 6001, este telefone salva vidas", resume Rodrigo Patriota.
Picadas e medicamentos: principais causas de intoxicação - Dentre todos os tipos de casos atendidos pelo CIATox-PE, há dois que se destacam como mais recorrentes: os que envolvem medicamentos e os acidentes com serpentes e escorpiões. Do início do ano até o dia 30 de outubro de 2025, foram 3.765 no total de registros de intoxicação no Estado. Destes, 34,24% se referem a picadas de animais peçonhentos, principalmente escorpiões e serpentes, seguidas de perto pelos medicamentos, que representam 32,62% do total.
Por isso, é importante redobrar a atenção. Evite entulho de lixo, caixas e restos de construção em casa, que oferecem esconderijos e atraem baratas, que é o principal alimento para escorpiões. Também é recomendado vedar frestas em paredes, manter ralos fechados e colocar soleiras nas portas, conferir calçados, roupas e toalhas antes de usar e sempre ter cuidado ao manusear lenha, tijolos e outros materiais empilhados. Também evitar a automedicação e manter remédios longe do alcance de crianças.
Outras substâncias que também apresentam números expressivos são agrotóxicos, que já registraram mais de 300 casos em 2025, causando 17 mortes, além de raticidas e inseticidas de uso doméstico, que já ultrapassaram juntos 200 intoxicações no ano. O coordenador da CIATox também chama atenção para o cuidado com as substâncias que utilizamos na limpeza de casa, especialmente água sanitária, e outros produtos químicos industriais.
Metanol - O Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Pernambuco também tem atuado nos recentes casos de intoxicação por metanol, como primeira frente de atendimento e orientação sobre como proceder quando há suspeita de consumo inadvertido da substância. O assunto foi tema da 'Conversa com as Áreas Técnicas' realizada no último dia 30 de outubro, com os profissionais da área.
Palestraram o coordenador DO CIATox, Rodrigo Patriota, e o coordenador médico da instituição, Américo Ernesto. O evento foi transmitido ao vivo e está disponível no canal do Youtube (https://www.youtube.com/@ESPPE) da Escola de Governo de Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE). "Foi uma oportunidade importante para trazer aos profissionais da área de saúde informações sobre este tema, que tem causado preocupação na população", afirmou Rodrigo Patriota.
Intercâmbio internacional - Representantes do Japão visitaram o Hospital da Restauração Gov. Paulo Guerra (HR) no dia 23 de outubro, para conhecer a estrutura da unidade voltada ao atendimento de pacientes vítimas de intoxicações. Durante a visita, o médico da Embaixada do Japão, Dr. Osonoi Yusuke, e o vice-cônsul-geral no Recife, Kyohei Arakawa, foram à Emergência Clínica do hospital, que é uma das portas de entrada para esse tipo de atendimento na rede de saúde de Pernambuco, acompanhados dos gestores do CIATox-PE, que apresentaram o trabalho integrado desenvolvido pelo centro em parceria com as equipes do Hospital da Restauração.






















0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.