Header Ads Widget

Destaques da 22ª Edição do FESTEL: Festival de Teatro de Limoeiro



A 22ª edição do Festival de Teatro de Limoeiro (FESTEL), promovida pela Companhia de Eventos Lionarte, promete ser uma edição "inédita em seu formato" e com grande descentralização da programação, conforme detalhado por Luiz Neto, representante da Lionarte, em entrevista. O evento é um dos mais consolidados no interior pernambucano, sendo reconhecido como um importante fomentador e descobridor de talentos na região.

Datas e Local:

O FESTEL ocorrerá de 25 de outubro a 1º de novembro. Embora tradicionalmente sediado no Centro Cultural de Limoeiro, esta edição terá uma programação expandida, chegando à zona rural e a outras cidades, graças ao apoio da Lei Aldir Blanc (seja com recursos municipais, estaduais ou do edital Cultura Viva).

Locais da Programação Descentralizada:

* Limoeiro (Zona Urbana): Auditório do Centro Cultural (antigo auditório da Rádio Jornal) e Praça da Bandeira.
* Limoeiro (Zona Rural): Praças do distrito de Vila Urucuba e da comunidade de Duas Pedras [03:34].
* Outra Cidade: Cine Teatro Marco Camarote, em Paudalho.

Estrutura e Homenageado

O festival conta com duas mostras principais :
* Mostra Estudantil Competitiva: A fase principal do festival, mantendo o estilo estudantil da origem do evento.
* Mostra Paralela Nacional: Reúne grupos e companhias já consolidados de todo o Brasil.

O homenageado desta edição é Leidson Ferraz, mestre, doutor, jornalista, ator e pesquisador do teatro pernambucano, que contribui continuamente para a preservação das artes cênicas.

Programação em Destaque
O festival contará com 19 espetáculos com uma grande abrangência, trazendo companhias de diversas regiões do Brasil:



O sábado (01/11) será reservado para a grande premiação e o encerramento do festival, com a entrega do Troféu Baraúna para os destaques da mostra competitiva estudantil, após a apresentação do espetáculo de sombras.

Acesso e Extensão do Projeto

* Acesso Gratuito: Toda a programação do FESTEL é gratuita.
* Transmissão: Serão realizadas transmissões simultâneas de todos os 19 espetáculos pelas plataformas digitais da E-Notícia Web TV e da Lionarte, permitindo que o público acompanhe mesmo sem estar presencialmente.
* Pós-Festival: O FESTEL terá uma extensão que durará até meados de abril de 2026. A partir de novembro, serão realizadas rodas de conversa junto a escolas e instituições culturais de Limoeiro para debater os temas e a importância social dos espetáculos apresentados.

Foto: Junior Silva 

Postar um comentário

0 Comentários