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CEO da área de microcrédito do Santander visita Petrolina



Para estar ainda mais conectado ao mercado do Vale São Francisco, Fernando da Hora, CEO do Santander Prospera Microfinanças, visita Petrolina nesta terça-feira (12). O gestor terá reuniões com a equipe do Banco na região para trocar experiências, observar e fortalecer potencialidades nas quais o Santander pode ser um parceiro para acelerar os negócios.

A demanda por crédito para investir no próprio negócio no Nordeste é impulsionada, sobretudo, por três setores: comércio de confecções, com costura em primeiro lugar, sendo seguido, respectivamente, por cosméticos e restaurantes. Os dados são do Prospera Santander Microfinanças, o programa de microcrédito do Banco. 

Somando os números dos dez setores maiores tomadores de crédito, o de costura e vestuário representa 25,3% deste total, enquanto cosméticos possui 13,2% e restaurantes, 10,6%. As mulheres são as que mais procuram essa modalidade de crédito, alcançando, em média, 66% do total dos clientes na região.

Além de ser uma linha mais barata e de fácil acesso, que ajuda os empreendedores na compra de mercadorias, matéria-prima e, até mesmo, investir na estrutura ou expansão do próprio negócio, os empreendedores contam com atendimento de especialistas para dar um suporte na gestão empresarial e identificação de oportunidades.  

“O Prospera tem como um de seus principais papéis ser um agente transformador com impacto nas comunidades pelo Brasil. Ajudar a impulsionar o empreendedorismo é a nossa vocação. Temos a oportunidade de apoiar e fortalecer ainda mais o vínculo com os nossos clientes disponibilizando uma oferta de valor financeira completa que vai além do microcrédito”, afirma Fernando da Hora. 

Prospera
O Prospera Santander Microfinanças, direcionado a microempreendedores, chegou a R$ 3,3 bilhões em janeiro de 2025 (crescimento de 9% frente ao mesmo período de 2024) em carteira em todo o país. O projeto, com aproximadamente 1,4 mil especialistas dedicados ao empreendedor, faz parte da estratégia do Banco de interiorização e geração de oportunidades com foco principal nas regiões Nordeste e Norte. Atualmente, são mais de 1,1 milhão de clientes, crescimento de 3% frente ao mesmo período do ano passado.

O programa de microcrédito do Banco já atendeu mais de 2,9 milhões de empreendedores, com valores que vão além de R$ 29 bilhões, em mais de 1,7 municípios do Brasil, desde o lançamento, em 2002. Desenhado no modelo de aval solidário – no qual os tomadores de recursos são reunidos em pequenos grupos que se tornam responsáveis pela adimplência de cada um.

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