Header Ads Widget

Museu da Língua Portuguesa e MAE-USP lançam o Centro de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas no dia 20 de maio


A Ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, participará do evento, que acontecerá às 15h no Museu da Língua Portuguesa. Projeto tem financiamento da Fapesp

Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e o Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (MAE-USP) se uniram para a criação do Centro de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas, iniciativa que pretende contribuir, com comunidades indígenas e instituições parceiras, para a pesquisa, documentação e difusão da diversidade linguística e cultural dos povos indígenas no país.  

O lançamento acontecerá no dia 20 de maio (terça-feira), às 15h, no auditório do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, com a presença da Ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara. Com financiamento de R$ 14,5 milhões da FAPESP, o Centro surge com o objetivo de desenvolver pesquisas inéditas e se tornar referência nacional e internacional para constituição de coleções digitais de conhecimentos intangíveis e práticas indígenas, a partir de relações de confiança e respeito para com as comunidades e especialistas indígenas envolvidos. 

Durante o evento, haverá intervenções de artistas e lideranças indígenas, como Jera Guarani, educadora do Guarani Mbya da Terra Indígena Tenondé Porã, que apresentará o ritual Nhemongarai; da artista plástica Daiara Tukano, que exibirá a obra Hori, e do Bayaroa Kurua, grupo de indígenas da região do Alto Rio Negro, estudantes da Unicamp, que realizam apresentações de tradições de seus povos. Está programada também a projeção de uma obra audiovisual de Gustavo Caboco, artista do povo Wapichana. A mestre de cerimônias será Sandra Nanayna, atriz do povo Tariano/Tukano. 

Estarão presentes no lançamento Marilia Marton, Secretária da Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo; Eduardo Goés Neves, Diretor do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP; Marco Antonio Zago, presidente da FAPESP; e Renata Motta, Diretora Executiva do Museu da Língua Portuguesa, assim como Maria Luísa de Souza Lucas Luciana Storto, responsáveis nas áreas de Antropologia e Linguística, respectivamente, do Centro de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas.  

Outros convidados são Fernanda Kaingáng, Diretora do Museu Nacional dos Povos Indígenas; Nilson Gabas Júnior, Diretor do Museu Paraense Emílio Goeldi; e Carlos Gilberto Carlotti Junior, Reitor da USP. 

A necessidade de promoção e fortalecimento das línguas e conhecimentos de povos indígenas é um tópico de preocupação internacional. O tema ganhou relevância na última década especialmente a partir do protagonismo de lideranças indígenas oriundas de países marcados pelos processos de colonização. Por essa razão, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o período entre 2022 e 2032 como a Década Internacional das Línguas Indígenas (DILI), com uma série de ações encabeçadas pela UNESCO em todo o mundo. O Centro integra-se a esse esforço das Nações Unidas e ao plano global da DILI.  

SERVIÇO 
Lançamento do Centro de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas 
Dia 20 de maio (terça-feira), às 15h 
No Museu da Língua Portuguesa  
Evento fechado para convidados 

Postar um comentário

0 Comentários