Header Ads Widget

Auditoria Fiscal do Trabalho participa do Forap Itinerante para debater sobre a Aprendizagem Profissional em Ipojuca



Nesta terça-feira, 13 de maio de 2025, às 9h30 da manhã, será realizado o Forap itinerante, no Centro de Formação Professora Nadir da Costa Monteiro, em Ipojuca. A Auditoria Fiscal do Trabalho irá comandar o evento do Fórum Pernambucano de Aprendizagem Profissional (Forap), do qual é membro. A iniciativa visa abordar o programa de Aprendizagem Profissional às empresas de Ipojuca e de municípios vizinhos. 

O Forap itinerante se refere às reuniões do Fórum Pernambucano da Aprendizagem Profissional realizadas fora do Recife com o objetivo de apresentar e discutir a aprendizagem. A ideia surgiu em 2019 com a primeira reunião do fórum em Caruaru. A partir daí, vários municípios já receberam a caravana.

“A ideia é estar mais perto das empresas que precisam cumprir as cotas de aprendizagem, esclarecer dúvidas, ouvir os representantes dos segmentos econômicos e apresentar a legislação sobre o tema”, explica a auditora fiscal do trabalho, Simone Brasil, que coordena a temática no órgão em Pernambuco. 

O evento é dirigido às empresas de diversos segmentos econômicos que precisam cumprir suas cotas de aprendizagem. A Auditoria Fiscal do Trabalho notificou 200 estabelecimentos dos municípios de Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho, Escada e Sirinhaém.

O fórum é composto por representantes de diversos órgãos e instituições formadoras de aprendizagem, dentre eles a Auditoria Fiscal do Trabalho, a Procuradoria do Trabalho, Sistema S (Senai, Senac, Senat, Senar), entre outros. Foram convidados representantes das prefeituras das empresas notificadas. Este ano, o projeto do Forap Itinerante é realizar reuniões como essas no Agreste e no Sertão do Estado.

Em 2025, a lei da aprendizagem faz 25 anos, contudo ainda é desconhecida e descumprida por mais de 40% das empresas de Pernambuco. O objetivo dessas reuniões itinerantes é levar o tema para todo o Estado. Atualmente, segmentos econômicos, como empresas de vigilância e prestadoras de serviços, que eram mais resistentes à admissão de aprendizes, passaram a contratar mais jovens.

“O principal objetivo da aprendizagem é qualificar adolescentes e jovens para o mercado de trabalho de forma qualificada e organizada e assim, contribuir para elevar a qualidade da mão de obra, além de ser a forma protegida de eliminar o trabalho infantil”, destaca. 

A auditora também enfatiza a importância das empresas se envolverem na iniciativa. “A participação das empresas é fundamental para que sejam criados cursos que atendam às suas necessidades de qualificação de trabalhadores, e com isso, elevar a produtividade”, finaliza. 


Serviço

Forap Itinerante

13 de maio de 2025 (terça-feira)

9h30 da manhã

Centro de Formação Professora Nadir da Costa Monteiro - Ipojuca

Postar um comentário

0 Comentários