O mundo católico celebrou nesta quinta-feira (8) a eleição do novo papa. A tradicional fumaça branca surgiu da chaminé da Capela Sistina no início da tarde, sinalizando que os cardeais reunidos em conclave chegaram a um consenso sobre o sucessor do Papa Francisco. O momento, aguardado com grande expectativa, marcou o segundo dia de votação secreta entre os 133 cardeais eleitores.
O escolhido foi o cardeal norte-americano Robert Francis Prevosti, que agora assume a liderança da Igreja Católica. O Vaticano confirmou oficialmente seu nome logo após o sinal da fumaça branca, acompanhado pelos sinos da Basílica de São Pedro que repicaram para anunciar ao mundo a chegada do novo pontífice.
Milhares de fiéis, reunidos na Praça de São Pedro, explodiram em aplausos e emoção ao verem o sinal tradicional da escolha papal. Pouco depois, o cardeal protodiácono Dominique Mamberti surgiu na sacada central da Basílica e pronunciou as palavras históricas: “Habemus Papam” – “Temos um papa”.
Após o anúncio, o Papa Robert Francis Prevosti apareceu na varanda para saudar a multidão e conduziu sua primeira oração pública como líder da Igreja. A primeira missa do novo pontífice deverá ser realizada dentro de quatro a cinco dias, consolidando oficialmente o início de seu pontificado e abrindo um novo capítulo na história do Vaticano.
0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.