Header Ads Widget

Conheça cinco mitos sobre o câncer de colo do útero Enfermeira desmistifica crenças errôneas sobre a doença



A campanha Março Lilás visa conscientizar a população sobre o câncer de colo do útero e reforçar a importância da prevenção, pois diversas informações erradas permeiam essa doença. No intuito de explicar pontos fundamentais sobre esta enfermidade e promover a saúde e o bem-estar das mulheres, a enfermeira e professora de Enfermagem da UNINASSAU Rio de Janeiro, Carla Shubert, apresenta cinco mitos.

O câncer de colo do útero é uma doença rara.
Ele é uma das formas mais comuns de câncer entre as mulheres, ocupando o terceiro lugar em incidência. O dado é do Instituto Nacional do Câncer (INCA).
O câncer de colo do útero não tem relação com o HPV. O câncer cervical está frequentemente associado à infecção pelo HPV (vírus do Papiloma Humano), transmitido, principalmente, por meio de relações sexuais. A prevenção é crucial na proteção contra esse tipo de câncer.

O câncer de colo do útero não apresenta sintomas na fase inicial. Ele pode ser assintomático em estágios iniciais. Porém, algumas mulheres costumam apresentar sinais, como sangramento vaginal após relação sexual, secreção vaginal e dores abdominais. Detectá-los precocemente resulta em um tratamento mais eficaz. O câncer de colo do útero é uma sentença de morte.

Com o diagnóstico precoce, a maioria dos casos é tratável e, muitas vezes, curável. Exames preventivos regulares, como o Papanicolau, são cruciais para detectar e tratar a doença em seus estágios iniciais.
A prevenção do câncer de colo do útero é complicada e inacessível. Ela é acessível e relativamente simples. Seguir as diretrizes do Ministério da Saúde para exames preventivos regulares e adotar hábitos de vida saudáveis, além de buscar atendimento médico ao detectar qualquer alteração, são passos essenciais na prevenção da doença.

Postar um comentário

0 Comentários