Header Ads Widget

MEC avalia desempenho e qualidade no ensino superior


Segundo a última avaliação divulgada recentemente, Unit-PE ficou como o segundo melhor centro universitário de Pernambuco


O Ministério da Educação (MEC) divulgou, recentemente, os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e os indicadores do ensino superior no país. A intenção é avaliar a qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior no Brasil, com dados de 2023. Entre os centros universitários verificados, o Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), na Imbiribeira, ficou como o segundo melhor avaliado do Estado. Alcançou o Índice Geral de Cursos (IGC) contínuo de 3,13. A pontuação enquadra a instituição do Grupo Tiradentes no conceito 4, em uma escala que vai até 5.


“Esse resultado evidencia a qualidade da instituição, já que o IGC é uma média ponderada das notas dos cursos de graduação (CPC), além de considerar aspectos como corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos”, avaliou o reitor de Unit-PE, Diogo Galvão.


Os números, publicados em abril de 2025 pelo MEC, consideram diversos indicadores relacionados a cursos e instituições de ensino superior de todo o país. O IGC avalia as instituições de ensino a partir da média das notas do CPC (Conceito Preliminar de Curso), que avalia os cursos de graduação, e dos conceitos CAPES da pós-graduação stricto sensu, ponderadas pelo número de matrículas de cada curso. O indicador também avalia outros aspectos, como corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos.


Cursos

Além da própria instituição de ensino, do Grupo Tiradentes e instalada na Zona do Sul do Recife, alguns dos cursos de graduação da Unit-PE também foram avaliados, a partir do CPC. O destaque é o curso de Estética e Cosmética, que foi avaliado como o melhor de Pernambuco, na categoria de educação presencial, com CPC contínuo de 3,472. Já a graduação em Enfermagem fica em segundo lugar no Estado, com nota 3,349, considerando os centros universitários. Além disso, o curso de Odontologia é o segundo melhor da Região Metropolitana do Recife dentre os centros universitários, com CPC em 2,978. Os três cursos estão no conceito 4 do MEC.

O CPC avalia os cursos de graduação de uma instituição de ensino e é feito um ano após o Enade, que é levado em consideração. O cálculo combina diferentes aspectos, como desempenho dos estudantes, valor agregado pelo curso e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo, como corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos.

Postar um comentário

0 Comentários