Header Ads Widget

Acordo de livre comércio entre Mercosul e Singapura pode ampliar o intercâmbio de tecnologias


Um dos mais importantes países no fluxo de investimento ao redor do mundo, figura também em destaque na prestação de serviços de transporte marítimo.
 

A Cúpula do Mercosul, que aconteceu no dia 7 de dezembro no Rio de Janeiro, promete movimentar as negociações envolvendo o bloco e regiões importantes e representativas do comércio internacional. As expectativas estão em torno da assinatura do acordo de livre comércio com Singapura, e a oficialização da adesão da Bolívia como novo membro do Mercosul. O impacto desses movimentos pode inaugurar um novo momento para as relações comerciais do bloco e, em especial, do Brasil. 

Após cinco anos de negociações, o acordo com Singapura é o primeiro em 12 anos que é feito com outros países fora da América do Sul e de relevância comercial importante para o Brasil, sendo seu sétimo maior parceiro no mundo, e aporta como um dos maiores investidores em infraestrutura, transporte e saneamento. O país está na lista de maiores investidores e receptores de investimentos no mundo, além de figurar em destaque na prestação de serviços de transporte marítimo. 

Com o acordo em vigor após a aprovação nos parlamentos de Singapura e dos países do Mercosul, a expectativa de aumento do fluxo comercial e de intercâmbio de tecnologias é bastante positiva, aponta 


Priscilla Bueno, Chief *Transformation* Officer (CTO). da Craft, multinacional brasileira especializada no segmento de transporte internacional de carga consolidada. “Em especial para o Brasil que, diferente do restante da América do Sul, mantém altas expectativas para 2024 de crescimento na movimentação de mercadorias gerais e commodities, na contramão da tendencia global”, ressalta a executiva.  

O acordo prevê a adoção de padrões internacionais, além do uso de tecnologia da informação para maior agilidade nos trâmites burocráticos, que possibilitarão despacho mais ágil e ganhos aos exportadores brasileiros. “Estabelecer uma área de livre comércio com Singapura, o país asiático que mais abriga empresas brasileiras na Ásia, se configura uma porta de entrada mais ampla para o terceiro maior parceiro comercial do Brasil na região”, explica Priscilla.   

Já a entrada da Bolívia no Mercosul, aprovada pelo Senado brasileiro no último dia 28, o último país do bloco que ainda não tinha assinado o aceite apesar das discussões terem iniciado 17 anos antes, foi oficializada no encontro. Como Brasil e Argentina são os principais parceiros comerciais da Bolívia e os serviços da Craft que atendem a região via portos do Uruguai e Chile (país associado ao Mercosul) estão em expansão, Priscilla vê com bons olhos o crescimento do comércio internacional na região. 


Sobre a Craft 

A Craft é uma multinacional brasileira especializada em transporte internacional de carga, focada na consolidação de embarques e negociação de contratos marítimos, aéreos e terrestres para todos os intervenientes da cadeia logística. Fundada em 1997, tem operação própria em 10 países por meio de 35 escritórios espalhados na América do Sul e do Norte. Suas soluções em escala otimizam, garantem a qualidade, frequência e controle de cada embarque, conectando seus 1100 especialistas às redes globais especializadas por modal. A Craft é fundadora de centros de procurement marítimo e terrestre na Ásia, Europa e Estados Unidos (LP Global e WSL) e reconhecida pelo relacionamento próximo a seus clientes e parceiros. A empresa oferece rotas e serviços exclusivos que somente um intermediador neutro com amplo volume e flexibilidade é capaz de entregar. Para mais informações, acesse: www.craftmulti.com. 

Postar um comentário

0 Comentários