Header Ads Widget

Prêmio Sesc de Literatura leva autores premiados a cidades pernambucanas




Escritores Diogo Monteiro (PE) e João Meirelles Filho (SP) apresentam suas obras em Buíque, na quarta (17/05), Arcoverde, na quinta (18/05), e Triunfo, na sexta (19/05), em sessões gratuitas
 
Comemorando 20 anos, o Prêmio Sesc de Literatura inicia nesta quarta-feira (17/05), o circuito pernambucano pelas cidades de Buíque, no Agreste, Arcoverde e Triunfo, no Sertão. Lançado em 2003, o concurso identifica escritores inéditos, cujas obras possuam qualidade literária para edição e circulação nacional. Para esta edição em Pernambuco, os escritores convidados são Diogo Monteiro (PE) e João Meirelles Filho (SP).
 
Em Buíque, os autores apresentam suas obras vencedoras do Prêmio, nesta quarta (17), às 19h, na biblioteca do Sesc Ler. Em Arcoverde, o local do bate-papo literário é a Biblioteca José Lins do Rêgo, do Sesc, na quinta (18), também às 19h. O encontro com o público de Triunfo é na sexta (19), às 19h, no Espaço Fábrica de Criação Popular. Em todos os locais, a entrada para o público é gratuita.
 
O pernambucano Diogo Monteiro, de 43 anos, é jornalista e atua com pesquisa de opinião e estratégia. Conquistou a premiação com o livro “O que a Casa Criou”, na categoria Conto, em 2021. Todos os seus 16 contos tratam da possibilidade de se encontrar o inusitado a qualquer momento. São histórias sobre a fragilidade do real e do nosso confortável conceito de realidade e sobre como a quebra dessa normalidade age sobre pessoas, lugares e coisas.
 
Também vencedor da categoria Conto, mas em 2017, o paulista João Meirelles Filho é escritor, ativista ambiental e empreendedor social. Vive em Belém, no Pará, desde 2004. Com oito contos, “O Abridor de Letras” representa sua primeira incursão no campo da ficção depois de 35 anos como escritor. Trata da relação do homem com o desconhecido na Amazônia – seja diante do impacto de mudanças climáticas, seja das encantarias. O autor se interessa pelos que vivem na fronteira, onde as questões estão por resolver e a natureza predomina.
 
O Prêmio Sesc de Literatura, além de incluir os autores vencedores em programações literárias do Sesc, também abre uma porta do mercado editorial aos estreantes, pois os livros vencedores são publicados e distribuídos pela editora Record. Mais do que oferecer uma oportunidade aos novos escritores, o Prêmio Sesc de Literatura cumpre um importante papel na área cultural, proporcionando uma renovação no panorama literário brasileiro.
 
Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.
 
Serviço: Prêmio Sesc de Literatura – Abertura do Circuito Pernambucano 2023
Programação
Quarta (17/05), em Buíque
Local e horário: Biblioteca do Sesc Ler, às 19h
(Rua Projetada, s/n, bairro Frei Damião)
Entrada gratuita
 
Quinta (18/05), em Arcoverde
Local e horário: Biblioteca José Lins do Rêgo do Sesc, às 19h
(Rua Capitulino Feitosa, s/n, Centro)
Entrada gratuita
 
Sexta (19/05), em Triunfo
Local e horário: Espaço Fábrica de Criação Popular José Manoel Sobrinho, às 19h
(Praça Dr. Arthur Viana Ribeiro, s/n, Centro)
Entrada gratuita

Postar um comentário

0 Comentários