Header Ads Widget

Patrícia Elias - O sumiço da influencer levanta reflexões sobre o respeito e limites Psicanalista alerta que muitas vezes é preciso fazer um detox emocional e mental



O desaparecimento da Influencer de beleza, Patrícia Elias, com quase 700 mil seguidores nas redes, após divulgar um vídeo falando sobre limites, muitas discussões surgiram sobre o tema: como estamos nos relacionando com o outro e até onde podemos ir? Quais os nossos limites? O que permitimos em nossas vidas? A dor exposta de Patrícia, expõe a necessidade de enxergar nossos excessos. Corpo e mente precisam de um detox. Considerando a aceleração da vida e os múltiplos desafios que enfrentamos em tempos atuais, o detox emocional e mental, apesar de pouco divulgado e praticado, nos oferta uma excelente oportunidade de criarmos novos hábitos e comportamentos que irão modificar o nosso relacionamento com o mundo e conosco.


É uma forma de colocar para fora os pesos de nossas emoções, externando tudo o que nos incomoda ou “contamina”. Quanto mais limpamos a mente, mais abrimos espaço para o novo. Às vezes, não reparamos o quanto nossa rotina é intensa, e nos desgasta tanto mental, quanto física e emocionalmente. Através do autoconhecimento nos apoderamos de forças que nos permitem assumir o controle sobre as nossas vidas e nossas decisões. Quando conseguimos, através do detox emocional, combater os sentimentos tóxicos como a ansiedade, raiva, frustração, medo e mágoa, ativamos o modo de uma vida mais equilibrada. Limpando a mente e a alma, através da higienização das emoções, consequentemente, estaremos eliminando os maus pensamentos, jogando fora os sentimentos que aprisionam e envenenam a mente, podemos evitar jorrar dor e tristeza em outras pessoas.


Pois, quando eu não elimino, acabo transbordando no outro. E se estou cheio de raiva, tristeza, rancor, ódio, ansiedade, dúvidas e angústias, sem dúvidas, não irei transbordar nada diferente de tudo isso. Porém, o fato de estarmos submersos em um sistema individualista, competitivo, descartável, consumista e egoísta, torna mais urgente a tentativa de libertação dos padrões tóxicos para quebrar os ciclos geradores de estresse. Uma vez que, o mundo externo nem sempre nos oferece a oportunidade de controle, nos resta, portanto, trabalhar nossas emoções a ponto de promover um maior contato com nossas questões internas, nossas origens e o nosso autoconhecimento. Reconhecer nossos limites faz com que, naturalmente, também possamos “faxinar” a alma das emoções negativas. Então,  valorize o tempo pressente; invista em você; controle o estresse; priorize sua paz e tranquilidade; harmonize a mente; troque objetivos; liste os pontos fortes e fracos a melhorar; cuide de sua saúde mental; reduza seu tempo on-line e reestruture sua vida digital; desligue o botão automático que o faz repetir padrões; desacelere; estabeleça limites reais; repense seus relacionamentos; filtre o que absorve; estude e consuma conhecimento sempre; reveja seus e ressignifique dores e desafios.

Enfim, a atitude de Patrícia Elias é um pedido de socorro. Não precisamos dar conta de tudo e tudo na vida tem limites sim. Precisamos aprender a processar emoções e sentimentos negativos. Assumindo o controle de nossas vidas e decisões, poderemos fazer escolhas mais assertivas. Desintoxicar e dar pausas é fundamental para nosso autoconhecimento que visa proporcionar a eliminação dos entulhos emocionais que bloqueiam o seu caminho, impedindo a sua evolução.


 Dra. Andréa Ladislau / Psicanalista

Postar um comentário

0 Comentários